terça-feira, 30 de junho de 2015

Para uma tarde caipira, muitos dias de formação e para as crianças conhecimento e diversão!!!

          Algumas festas tradicionais, ganham espaço na nossa cultura, porém as vezes nem lembramos por quais motivos. Foi por isso que no CMEI Hermes Macedo os profissionais foram convidados pela E.P.A (gestoras e pedagogas) a pesquisarem a cultura do tradicional caipira, trazerem às crianças curiosidades para cada faixa etária e proporem na tarde festiva, brincadeiras contextualizadas a partir do que as crianças vinham realizando nas salas de referência. 

         Assim, nas permanências a pedagoga sentava com cada equipe, pensando nas ações educativas de sala, associando a um conhecimento da cultura caipira e resultando numa brincadeira (rascunho inicial). Nesse contexto a festa foi organizada.

     

     Nos berçários, os professores estavam investindo nos jogos de encaixe,então a proposta para tarde caipira foi lançar os ovos no ninho ou abelhas na colmeia. Brinquedos confeccionados pelos próprios profissionais.


        O maternal I, que trabalhava em sala circuito, fez um percurso com carrinho de mão, onde as crianças levavam a lenha até o fogão. Num cenário retratando uma cozinha caipira, com utensílios, até uma pinha se encontrava. E se a criança quisesse tirar o pinhão da casca, um martelo de madeira com suporte ajudava. Uma das professoras que acompanhava essa proposta, relatou: "as crianças deixaram de ir na cama elástica para brincar aqui".




          O Maternal I - A para ambientalizar ainda mais a tarde caipira, trouxe os animais que costumam ser criados no espaço rural. Poder olhar de perto esses animais pode ter sido a primeira oportunidade desses pequenos! Olha a atenção para os detalhes!!!



     No Maternal II que estavam brincando com argolas, a proposta foi montar um celeiro, onde as espigas de milho eram o suporte em que lançariam as argolas.
       



       O maternal II A, proporcionou o correio elegante, confeccionando suportes para os recados que eram lidos no microfone e entregues para o destinatário. Adultos e crianças se empolgaram e muitas declarações de amor forma feitas...





            O Pré A que estava confeccionando bonecos em sala, trouxe para a tarde caipira a confecção de bonecos, onde os modelos foram feitos pelas crianças. Pais e filhos se divertiram montando o seu.
        
       




         
          Os maternais III, trouxeram a dança dos pezinhos e o pau de fita. Durante a tarde crianças e famílias dançavam com a orientação das crianças ....é claro!!! E vale brincar e mostrar para mãe a qualquer momento!!! Essa relação entre pais e filhos que queremos proporcionar.


        As famílias do Pré B também fizeram parte do processo, participando da culinária junto com as crianças, como colaboradores. A paçoca e bolos vendidos no dia, foram eles que fizeram. Hummmm...uma delícia!!!
          É claro que no dia da festa, o ambiente era conhecido pelas crianças que brincavam com seus pais sem a necessidade de cobrança de valores. As danças, sem necessidade de ensaios exaustivos, eram realizados pelas crianças que durante toda semana tiveram acesso a dança da fita e puderam ensinar seus pais.




        


          
          Tivemos até o concurso do bolo junino mais criativo, feito pelos profissionais do CMEI e nossa pedagoga Andréa, sortuda....ganhou um deles. O bom é que todo o NRE-PN, pode experimentar. Estava uma delícia!!!
          


        Ambiente educativo!!!!!! Foi isso que presenciamos ao participar da festa. Tivemos uma convidada mais que especial, que nos mostrou o quanto a tarde caipira exalava conhecimento, aprendizagem....obrigada Beatriz (filha da pedagoga Andréa), que foi nossa guia no olhar à riqueza de detalhes e possibilidades. 

      Tivemos realmente um olhar de criança predominantemente e aqui gostaríamos de destacar, todo trabalho de formação realizado pela unidade, que tem traduzido em ações os princípios que regem o trabalho com a Educação Infantil. O caráter investigativo sobre a identidade cultural que estamos discutindo nos encontros de formação, ficou expresso na organização desta tarde.  
      Com o exemplo dessa unidade, parabenizamos todas as instituições que nas suas comemorações deste mês priorizaram a riqueza da ampliação de conhecimento das crianças e sua alegria de divertirem-se em contextos significativos. 
        Parabéns a equipe do CMEI Hermes Macedo e obrigada pela oportunidade de compartilhar esse momento. 









segunda-feira, 29 de junho de 2015

É preciso sair da ilha....para ver a ilha!!!

          
       Saramago define bem de que forma podemos avançar no olhar sobre nós mesmos, sobre nossas práticas e concepções, pois " Se não sais de ti, não chegas a saber quem és". 

      Pensando nesta perspectiva, de 22 à 26 de junho, tivemos as supervisões concentradas com pedagogos de CMEIs e Escolas, no intuito de ampliar as discussões sobre a função do pedagogo formador. Conversar sobre os jeitos de orientar e sensibilizar os professores, as estratégias formativas usadas foi o que alimentou os encontros e proporcionou trocas entre os pares. Contribuindo para o que Saramago nos chama atenção....sair de nós....para saber quem somos.
          Ouvir a experiência formativa do outro, nos faz repensar a nossa prática e ainda dá condições de contribuir com ele, formando uma rede colaborativa de aprendizagem. Saber que existe um grupo que discute, acolhe situações muito próximas aquelas que se passa na unidade que atuo (ilha), traz instrumentos para atuar como formadora.


         
        Como os encontros foram em unidades (agradecemos as nossas anfitriãs), aproveitamos para conhecer os espaços, ouvir as crianças, outra experiência extremamente valiosa.

         









         Agradecemos a contribuição de todas que se disponibilizaram a esse exercício de falar e ouvir a trajetória formativa do grupo. Momentos ricos de discussões e que fornecem ao NRE indicativos para continuidade do investimento. Parabéns pelo trabalho pedagogos, nossos avanços são frutos da formação continuada que realizam nos CMEIs e Escolas. Nosso sincero agradecimento!








terça-feira, 23 de junho de 2015

I FEIRA DA DIVERSIDADE DO CMEI PALMEIRAS

 Nas palavras da gestora Eliane...         
                                                ... Aconteceu em nosso CMEI no dia 20/06/15!!

            Foi uma iniciativa de celebrar... Celebrar a diversidade que há em nosso CMEI. Celebrar a cultura dos povos, os modos de ser, as formas de viver, a harmonia e os encantos de cada povo... Celebrar o respeito e as riquezas das singularidades. As propostas envolveram as crianças e suas famílias, juntamente com as profissionais do CMEI. As interações foram desafiadoras, pois estimularam a participação de todos, compreendendo especificidades da cultura indígena, haitiana, alagoana, paranaense e africana.... As famílias participaram de diferentes momentos, sendo que todos foram acolhidos com a dramatização da história “O Cabelo de Lelê”.
         Durante a visita à feira, os trabalhos estimularam a apreciação, mas principalmente, a interação e a participação de todos, experimentando e degustando receitas de diferentes regiões do país, como o arroz doce, a poçoquinha, a tapioca, o cuz cuz, o patê de pimenta e o pinhão.  

       A participação envolveu também a confecção de bonecas, como a boneca africana “Abayomi” que é feita apenas com nós de panos reaproveitados, a exploração de brinquedos, como o peão, a peteca , o vai e vem, as 5 marias e o bilboquê, jogos como a mancala e a sishima.



          Além de brincadeiras regionais, valorizando as diferentes culturas e tradições, a realização da trança raiz, que carrega simbologias da sociedade africana. 



         Valorizando também esse momento, contamos com a presença do índio Carlos, que é da tribo Kakané Porã e pertence à primeira aldeia urbana do Sul do país, que inclusive faz parte do nosso entorno e está situado no Campo do Santana, no Tatuquara; ele enriqueceu a feira com as historias do seu povo e da sua cultura, demonstrando objetos e artefatos confeccionados por eles.


          
       Este momento com certeza marcou a cada um de nós, pois valorizou cada cultura, cada povo, cada pessoa, respeitando a todos e ressaltando o que há de mais precioso em cada ser: a beleza de ser único!!!
brilhantando a feira com as historias do seu povo e da sua cultura, demonstrando objetos e artefatos construUm parabéns muito especial a todas as profissionais que tornaram esse momento alegre e único e, também às famílias que participaram envolvendo-se nas propostas e acreditando que todos juntos, FAZEMOS A DIFERENÇA!!!



sexta-feira, 19 de junho de 2015

Conhecer a si e ao outro...


          No encontro de formação deste mês com pedagogas e professores das escolas que oferecem a Educação Infantil,retomamos os princípios que estruturam a prática com as crianças, segundo o Parecer 20-2009. Será que conseguimos lembrar da versão original de nossas crianças
         
      Através das imagens das próprias escolas, podemos perceber o quanto avançamos nas prática com as crianças, devido a nova perspectiva no olhar dos profissionais. Nossa prática deriva da concepção que se tem de criança, aprendizagem, escola....


       
      As profissionais com seus exemplos cotidianos reforçaram a ideia de criança capaz, autônoma, social. Professora Roseli da Escola Jurandyr Mockell, relata que percebeu que suas crianças ao chegarem na sala, cumprimentam os colegas com beijo e abraço, como se tivessem chegando a uma festa. Proporcionar espaços de convivência, faz com que as crianças se percebam como ser social, cultural, construindo sua identidade na relação com o outro. 
                             Trazer a criança como sujeito da ação e não como objeto...














          No encontro anterior pensando na ampliação de conhecimento sobre identidade e Relações Sociais, as professoras iniciaram a escrita de uma sequência didática que pudesse auxiliar no aprofundamento dessas áreas. Na supervisão dos meses de Maio e Junho, as pedagogas do NRE puderam acompanhar em loco, as propostas que os professores planejaram, percebendo principalmente as relações que as crianças estabeleciam nas ações em sala. Foi realizado as primeiras considerações com o pedagogo referência que também acompanhou a proposta. 
          Nesse encontro foi reservado espaço de reflexão entre professor e pedagogo sobre a prática observada com o auxílio do texto de Francesco Tonucci " A verdadeira democracia começa aos 3 anos". 





          Para tanto no grande grupo,  algumas considerações gerais sobre as potencialidades e aspectos de maior investimento nas práticas observadas foram discutidas. 
          A partir do Texto (Tonucci) os profissionais puderam elencar qual maior desafio para a escola avançar na estrutura de trabalho com a Educação Infantil, porém mais do que identificar essa necessidade, pensar em ações que proporcionem esse avanço. Essas serão cenas dos próximos capítulos de formação....contem conosco!!!

           Agradecemos a participação de todas....
           Desejamos um excelente recesso para vocês. 

 
           
 


Curiosidade: Pela manhã tivemos até bolo com Santo Antônio, Arraiá animado.... Professora Érleia foi contemplada....