quarta-feira, 29 de outubro de 2014

COMO SE SENTE O ADULTO NA VILLA DAS CRIANÇAS?


         

     Fomos convidados a prestigiar um espetáculo: Villa das Crianças, um concerto de música clássica, em homenagem ao compositor Heitor Villa-Lobos, apresentado pelo Quarteto Pantalla e artista plástica Kátia Horn. 

       Villa das Crianças, nos permite retomar as lembranças, criar e repensar nossa expressão pelas diferentes linguagens, realmente para entrar neste espaço é preciso ver com olhos de criança, se encantar e enquanto profissionais promover uma formação que reconheça nas diferentes linguagens a produção de cultura pelas crianças.
      



      No palco os artistas dramatizaram pequenas histórias e apresentaram melodias, ritmos e variações harmônicas expressas nos arranjos. 


    
      Em seguida, uma palestra com o produtor cultural, educador, músico e pesquisador Nélio Spréia enfatizou as ações lúdicas na produção de significados na infância.



       No evento a Secretária Roberlayne, fez a entrega simbólica do CD do espetáculo que será enviado para todos os CMEIs e CEIs para trabalhar entre as crianças pequenas canções do cancioneiro tradicional infantil. A intenção do evento é sensibilizar os profissionais para a riqueza do material e as oportunidades que ele oferece, ou seja, conhecer para apropriar-se e socializar com as crianças.
      Fazemos um destaque especial a participação das gestoras e pedagogas do NRE do Pinheirinho, que desfrutaram do momento formativo de maneira prazerosa e consciente, resultando numa manhã agradável de aprendizagem coletiva! Uma pena não termos conseguido reunir todas para a foto, contudo agradecemos a cada uma que esteve presente!!! 
E para quem não pode estar... tem outras oportunidades: hoje nos dois períodos e no fim de semana o espetáculo será aberto ao público (dias 01 e 02), às 16h no Guairinha. 
Maiores informações no site cidade do conhecimento.
       



quinta-feira, 23 de outubro de 2014

1º Ano - Muitas felicidades...muitos anos de vida!!!

        Desde ontem, no Centro de Formação, a Equipe de Educação Infantil com a consultora Virgínia Gastaldi e pedagogas dos Núcleos Regionais, compartilham o processo formativo desse ano que tem um diferencial: a participação das Escolas com Educação Infantil na formação do Avisa Lá.
     Nos anos anteriores essa proposta era oferecida somente para pedagogos representantes dos CMEIs, contudo como a Educação Infantil se encontra também no espaço escolar, como não envolver os pedagogos das Escolas na formação? 
         Uma conquista almejada desde a implementação da gerência da Educação Infantil das Escolas em 2013 e concretizada nesse ano. Realmente esperamos que essa proposta, complete muitos e muitos anos de vida e nos traga alegrias como comemoramos nesses dois dias de apresentações, feitas pelas pedagogas de Escolas que participaram dessa formação. Agradecemos a cada uma delas pela generosidade em compartilhar os saberes que construíram nesse processo e os avanços que perceberam na prática com as crianças, nosso maior objetivo.
        O foco abordado em formação, foi o brincar, que desencadeou para cada unidade um investimento. Algumas no processo de integração (crianças de diferentes idades brincando juntas),outras no resgate das brincadeiras tradicionais, qualificação dos cantos de atividades diversificadas, porém todas com o mesmo propósito: possibilitar o protagonismo na cultura infantil, através do brincar.



       Em nosso NRE, tivemos a Escola Vila Zanon participando dessa proposta de formação. Agradecemos a gestora Márcia, a pedagoga Rosana, professora Elisa e toda a equipe da escola pelo envolvimento nas ações de formação. Hoje a pedagoga Rosana trouxe os desafios e avanços da proposta na Escola que investiu no protagonismo das crianças, inclusive para além da Educação Infantil, com todos da escola. Finalizou com as propostas de continuidade para 2015. Obrigada Márcia por estar conosco e prestigiar a apresentação feita pela Rosana, que demonstrou como a unidade está priorizando a escuta das crianças para as tomadas de decisões. "Uma escola não mais feita para criança (partindo do que o aduldo acredita ser melhor para elas), mas uma escola da criança (pensada a partir da escuta atenta, que vai além da expressão verbal das crianças), como afirma Rosana". 

     Um agradecimento especial a Pedagoga Suelen, que acompanha a unidade, nossa supervisora Patrícia que devido LTS, não pode estar conosco presencialmente hoje, mas participou de todo processo, a equipe do departamento (diretora e gerentes) e a nossa querida Virgínia que sempre nos conduz a ação reflexiva, nossa analista simbólica que fazendo escolhas, nos proporciona acionar saberes para a nossa tomada de decisão enquanto NRE. 


        
  "Queremos continuar sendo artistas no processo de formação...aquele que pensa, desenha, cria e não apenas reproduz e aplica" (Cleonice Silva) 
         

          Mas esse processo não seria possível sem a disponibilidade e empenho da equipe de Pedagogas do NRE, que enquanto auxiliam na formação das unidades, aprendem muito sobre o que é constituir-se formador de formadores. 




terça-feira, 21 de outubro de 2014

TROCANDO AS MALAS - INTEGRAÇÃO ENTRE PEDAGOGOS

       



     Hoje, continuamos ouvindo as comunicações de mais seis pedagogas, falando sobre seu processo formativo na unidade. 

       O Trocando as Malas que agora ocorre anualmente é dividido em dois dias, quatro grupos, 2 pela manhã e 2 a tarde, envolvendo todos os 26 CMEIs e 22 Escolas com Educação Infantil. 

        No início dos encontros apresentamos a história do Trocando as Malas que se mistura com a história das pessoas...quantas imagens mostram pedagogos hoje gestores de unidades, outros que continuam na EI em outros espaços e aqueles que permanecem, buscando aprofundamento sempre. 
 

Nosso lema é: não importa o tamanho de sua bagagem, mas sim a disponibilidade em trocá-la, acrescentá-la, ou reorganizá-la para a próxima viagem (novo desafio). 
       
        


      Devido ao foco formativo Brincar, com ênfase na integração, a maioria das experiências trazidas pelas pedagogas, foram no processo de integração. Apesar do objetivo ser o mesmo, cada profissional traçou um percurso próprio pensando nas estratégias formativas para seu grupo, o que enriqueceu as apresentações e reflexões posteriores.






Alessandra - CMEI Santa Rita



Integração com todo o CMEI





  Ana Caroline - CMEI Juril Carnaciali

Integração com toda a unidade

      















 
Ana Paula - Escola Joana Raksa

Percurso do Brincar - Integração com outras turmas







Cintia - CMEI Vó Anna
Integração - CMEI 212 crianças


         Outro destaque foi a presença do pedagogo formador nas escolas, com experiências reais de trabalho, demonstrando que apesar de todas as demandas existentes, se o pedagogo organizar seu tempo, elencar prioridades que não desconsiderem sua atuação em todos os segmentos, consegue avançar no trabalho formativo da escola, não somente com a EI. Segundo a pedagoga Danielle: " a Educação Infantil faz parte da escola, não é um apêndice" 






Danielle - Escola João Amazonas
Professora Silvana prestigiando a apresentação de sua pedagoga.

      



 Primeiro Ano de Avisa Lá nas Escolas - Protagonismo Infantil
   
      Pedagoga Rosana - Escola Vila Zanon
  
      Além dos comunicadores trazerem suas experiências, o que fortalece o momento é a troca que o grupo faz, com abertura para questionamentos, relatos e considerações.


          Agradecemos a todos os participantes e em especial nossa chefe de NRE: Michele, por reservar em sua agenda (repleta de demandas), um momento para estar conosco e ouvir algumas comunicações. Esse apoio, acompanhamento e valorização do trabalho da Educação Infantil, também nos impulsiona a buscar sempre e mais... possibilidades de avançar no processo formativo, pois nosso maior objetivo é auxiliar as equipes das unidades a promoverem ações educativas de qualidade para nossas crianças e hoje pudemos ver muiiitas delas.


Até Solange, pedagoga do fundamental deu uma passadinha lá!

         Obrigada a cada profissional das unidades, representados hoje pelas pedagogas, pois sem o trabalho efetivo de vocês e o acompanhamento e orientação delas não seria possível comemorar tantos avanços nas práticas educativas. Parabéns Equipe do NRE do Pinheirinho!!!!! Ano que vem tem mais...aceitamos inscrições antecipadas!!!!

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

10ª Edição do Trocando as Malas - Muito a se comemorar!

           O primeiro encontro do "Trocando as Malas", aconteceu em 2009... de lá para cá, esse momento foi repensado e aperfeiçoado, contudo seu objetivo é o mesmo: compartilhar experiências do processo de formação do pedagogo em sua unidade (CMEI e Escola).
       Inicialmente os pedagogos traziam uma ação de destaque em seu trabalho, porém com o passar dos anos e compreendendo melhor o processo de formação, os pedagogos agora trazem as ações formativas dentro do foco estabelecido, falando de suas estratégias formativas, o percurso desde a escrita do plano de formação, até as reflexões que redimensionaram as práticas, chegando na ação efetiva dos profissionais com as crianças. 
         Acreditamos no trabalho colaborativo e esse é mais um recurso que as pedagogas de NRE encontram para trocar experiências e fortalecer o trabalho do formador, já que é um momento específico para os pedagogos.
         Hoje tivemos dois grupos participando, 3 comunicadores pela manhã e dois a tarde. Agradecemos a presença de todos, em especial dos profissionais que compartilharam seu percurso formativo...trabalhos riquíssimos e belíssimos, parabéns!!
        Giovana - CMEI Gramados


        Rafaele -  CMEI Olga B. Prestes (com a presença da gestora Mirian)



Cintia - Escola Maria Zeglin


        Gerbina - CMEI Fani Lerner
        
Jaqueline - Escola Jurandyr Mockell 


      Somos pedagogos, mas continuamos a constituirmos formadores, a partir de nossas experiências, que ampliam nossos conhecimentos e dos nossos parceiros.   

         Amanhã teremos mais!!! 
Você é nosso convidado especial... estaremos te esperando!!     

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

A vida como ela é: Um dia do Pedagogo no CMEI!

          Neste semestre temos refletido acentuadamente com nossos pedagogos como nos constituímos pedagogos... concluíndo que esse percurso não se encerra jamais.
 
          O estudo de um dia de Bruno na creche, conduziu o olhar do pedagogo para a rotina das crianças e essa abordagem foi discutida com as equipes de profissionais das unidades. Cada pedagoga de NRE referência do CMEI, acompanhou uma permanência onde a pauta tratava de uma fragilidade percebida pelo pedagogo ao fazer o relato. Foi uma experiência enriquecedora que já realizamos em outro momento, mas que com certeza repetiremos várias vezes, pois assim nos aproximamos ainda mais da prática das unidades, conversamos com os profissionais e pudemos dar maior suporte para nosso pedagogo, respaldando seu trabalho formativo.




 
         Neste encontro de formação 08-10, numa proposta paralela, cada pedagogo recebeu pessoalmente a devolutiva escrita do acompanhamento da permanência para repensar sua prática. E para concluir esse ciclo os pedagogos agora são convidados e fazer sua devolutiva desse momento. De que forma essa estratégia formativa colaborou com sua prática?
 



 
          Tivemos também a socialização do processo formativo da pedagoga Luciana, do CMEI Caximba, que compartilhou como foi a experiência do relato e os desmembramentos em sua ação formativa. Obrigada Luciana por reforçar o trabalho colaborativo na rede.
 
           Silvana Augusto nos alerta para a diferença entre vivência e experiência. Segundo ela podemos vivenciar em um dia inúmeras atividades que pouco nos afeta, agora experiência é o que toca o sujeito de modo a promover mudanças importantes em seu comportamento, na visão de mundo, no modo de se expressar.
         Esperamos que nossos encontros de formação sejam experiências significativas para cada participante como é para nós pedagogas do NRE.

Preparação para o Encontro de Formação
 
          " A experiência é fruto de uma elaboração, portanto, mobiliza diretamente o sujeito, deixa marcas, produz sentidos...constitui um aprendizado em constante movimento".
         Obrigada pela parceria de todos e até nossa próxima experiência juntos!!!