quinta-feira, 24 de julho de 2014

"NADA É PERMANENTE, EXCETO A MUDANÇA"

          Essa é uma afirmação do Heráclito que nos auxilia pensar na importância das mudanças em nossa vida, seja ela de ordem pessoal ou profissional, pois nos permite vivenciar novas experiências e ousar. O friozinho na barriga acontece, indicando que saímos de uma situação já acomodada para outra, onde o maior desafio é identificar que o sucesso da mudança dependerá de como a visualizo. Segundo Érico Veríssimo...Quando os ventos de mudança sopram, umas pessoas levantam barreiras, outras constroem moinhos de vento.
             
       Pensando nisso, gostaríamos de compartilhar com vocês algumas mudanças no nosso quadro de gestores. O Flávio do CMEI Eraldo Kuster, irá construir novos moinhos... por uma opção pessoal nesse segundo semestre não estará atuando como gestor da unidade, porém continuará contribuindo com a Educação Infantil na sua função de professor em outro espaço. Queremos agradecer em nome do NRE todo trabalho desenvolvido na unidade pelo Flávio e dizer que se mudar de ideia, as portas estarão sempre abertas. Quem sabe em outro momento? 


        Para assumir a gestão do CMEI Eraldo, convidamos uma gestora experiente, estudiosa, que conhece a comunidade e demonstrou disponibilidade em aceitar esse novo desafio. A Ivete (na foto, conduzindo o trabalho no grupo) irá deixar o CMEI Rurbana em boas mãos, para contribuir na continuidade do trabalho de qualidade no CMEI Eraldo Kuster. Desejamos a Ivete um excelente recomeçar, pois a cada unidade, um novo olhar, novas perspectivas e confiamos em você. Sucesso!!
          E quem disse que essas duas não tinham se cruzado antes? 


    
    Patrícia que assumirá a gestão do CMEI Rurbana, seja bem vinda ao nosso grupo e conte conosco nessa trajetória. Você já é conhecida pelo excelente trabalho desenvolvido em sala com as crianças, devido seu olhar sensível, sua escuta atenta e sua disposição em avançar sempre no trabalho, com a alegria de quem aprende e ensina.


             Agradecemos e contamos com as equipes dos CMEIs Eraldo Kuster e Rurbana na acolhida a mudança e todas as transformações geradas por elas, pois segundo Maquiavel: uma mudança deixa sempre patamares para uma nova mudança, mas não esqueçamos de manter os saberes já conquistados. SUCESSO A TODOS!!!!!

terça-feira, 22 de julho de 2014

AVISA LÁ NO CMEI JARDIM PARANÁ...BORA LÁ

        Hoje, 22 de julho, recebemos no CMEI Jardim Paraná a visita da nossa consultora do Avisa Lá: Luciana Hubner, as nossas gerentes de Departamento da Educação Infantil: Claudete, Giselle e Vera Dal Molin e supervisora Patrícia Celli para ampliarmos nosso conhecimento na área de formação Relações Naturais (foco deste ano) e refletir sobre a sequência didática elaborada e encaminhada pelas profissionais do CMEI. Michele, nossa chefe de NRE, só não esteve presente conosco devido uma reunião que encaminhou com os professores do Ensino Fundamental.


        A visita iniciou pelo conhecimento dos espaços, das crianças e posteriormente avançou  para o estudo da pauta enviada anteriormente pela unidade a nossa consultora.
















        Foi uma manhã muito produtiva,onde tivemos muitas orientações e pudemos esclarecer as dúvidas que surgiram na unidade, a partir do trabalho realizado com as crianças, o que nos permitirá avaliar o planejamento e dar continuidade de forma a colaborar para as aprendizagens delas. Sem esquecer da formação continuada, da homologia dos processos que permeia o avanço das aprendizagens dos nossos profissionais. E são a eles que gostaríamos de fazer um agradecimento especial:
 
       " Obrigada a toda equipe do CMEI Jardim Paraná pelo compromisso assumido com as crianças... em cada pedacinho do CMEI, na fala das crianças está expresso o respeito pelo protagonismo infantil e pelo percurso de aprendizagem das crianças. São vocês que permitem, através da prática efetiva, o avanço da formação continuada em serviço. Parabéns pelo desenvolvimento do trabalho e pela acolhida de sempre".

 Nosso agradecimento se estende a E.P.A (Tânia e Rubiane) que fortalece e respalda o trabalho da equipe.

         Então como diz nossa formadora: Luciana Hubner.... BORA LÁ olhar com olhos de ver nossas práticas de Relações naturais e pensar em que elas estão contribuindo para a aproximação do conhecimento científico das nossas crianças. Investir no ambiente investigativo!

Muito obrigada Luciana...daremos notícias.


segunda-feira, 21 de julho de 2014

COMEÇANDO 2º SEMESTRE COM BOAS NOTÍCIAS!!!


 É com imensa alegria que compartilhamos com vocês a ampliação de nossa equipe de pedagogas de NRE. 
          Iniciamos o trabalho desse ano com quatro pedagogas no NRE, ao passar alguns meses nossa querida  Ailema teve que trilhar outros caminhos e precisou nos deixar. Contamos com a compreensão das nossas pedagogas de unidades que começaram a participar de supervisões concentradas, devido agenda. Com a chegada da Inês, meio período, conseguimos atender as unidades individualmente, porém ainda não de forma mensal, como gostaríamos. Com a intervenção da Glória (diretora do DEI - a quem agradecemos muito), passamos a contar com a permanência da Inês tempo integral neste semestre. Éramos novamente quatro pedagogas frente a 48 equipamentos (26 CMEIs e 22 Escolas com EI)! Nossa chefe de NRE e Departamento prezando por uma atendimento de qualidade as unidades, conseguiram a liberação de uma quinta integrante para equipe: Andrea. Com certeza ela somará seu conhecimento as nossas experiências. Bem-vinda!!!
            Hoje comemoramos a possibilidade de melhor atender nossas equipes de unidades e ampliar a divulgação do trabalho que todas realizam, podendo fazer um acompanhamento mais próximo. Obrigada Michele pelo apoio de sempre.
            Somos uma equipe de Pedagogas de NRE! Vocês sabem a definição da palavra equipe? Segue uma curiosidade:
A palavra “equipe” origina-se da França, derivando do termo “esquif”, o qual, por uma estranha coincidência, significa: “uma fila de barcos amarrados uns aos outros, junto ao cais e que estivessem sendo puxados por um grupo de homens”. Essa visão de um grupo despendendo esforço em conjunto para alcançar um objetivo, foi uma das idéias precursoras do que hoje chamamos de “trabalho em equipe”. 
             Encontram alguma semelhança com nosso trabalho de NRE, de unidade?
          Apresentamos nossa equipe por foto, contudo em breve uma de nós estará chegando no CMEI, perto de você!!!
Suelen, Cleonice, Andréa, Inês e Rozandra


terça-feira, 15 de julho de 2014

BOM RETORNO!!!


          É com esse espírito que desejamos a todos os profissionais da educação...em especial do NRE - PN  um excelente semestre, repleto de conquistas e realizações. Sabemos da competência e dedicação de cada um, o que garante uma educação de qualidade as nossas crianças, nosso maior objetivo!