quinta-feira, 12 de junho de 2014

BRINCADEIRA....ESSA EQUIPE!

          Nas formações deste mês, pudemos discutir com o grupo de pedagogos, as possibilidades de mediação através da análise de três vídeos das unidades Maria Gracita e Vila Ipiranga que nos ajudaram a luz do texto: Para planejar bem o Brincar (o adulto na brincadeira) refletir sobre os saberes e não saberes dos profissionais que temos na realidade de cada unidade. Mediação não tem receita, contudo, exercitá-la nos dá a condição de refletir sobre a ação, avançando nas aprendizagens. 
             Para finalizar o encontro, não poderia faltar o Brincar, então fomos convidados a fazer uma viagem a Brinquedolândia. Cada um teria que escolher uma bagagem para levar, mas alguns produtos não eram aceitos! Por que será? Quem não conseguia embarcar tirava da caixa uma meta do Brincar e convidava um amigo para falar sobre essa meta em sua unidade. Uma forma divertida de falar sobre a realização do trabalho com as metas. 



 

            Na formação com os diretores e pedagogos tivemos uma pauta inicial administrativa com a presença da Michele e depois do delicioso lanchinho junino (obrigada meninas), pudemos visualizar um vídeo recheado de imagens do trabalho das unidades com as metas investidas nesse 1º semestre, desencadeados pelos momentos formativos no NRE e nas unidades com nossos pedagogos, os quais gostaríamos de destacar: Parabéns pelo efetivo trabalho, vocês são o diferencial  na educação infantil do Pinheirinho. Mas claro, contando com a parceria dos nossos gestores, aos quais queríamos novamente agradecer por todo empenho (apesar das adversidades) na priorização do pedagógico, oferecendo o suporte devido. 

       Se conseguimos avançar na qualificação das práticas do Brincar neste semestre foi graças a vocês gestores e ao trabalho formativo dos nossos pedagogos, por isso, BRINCADEIRA...essa equipe, é para lá de boa...é tudo de bom! 

        


    Obrigada pelas conquistas deste semestre...agora rumo ao HEXA e depois a um segundo semestre produtivo e se Deus quiser com melhores condições de trabalho!!!




        
    Não podemos deixar de mencionar a riqueza de poder desfrutar de dois momentos culturais: o primeiro com a Ivete falando sobre a peça teatral que assistiu na Semana Literária e o segundo (ao término do encontro) trazido pela Michele com a participação de alguns gestores, sobre a "cultura do tranco", que nos rendeu muitas risadas! 
  Até a próxima.
    



segunda-feira, 9 de junho de 2014

O arraiá estava animado neste fim de semana!

         Dia 08/06 muitos CMEIs tiveram seu sábado de integração com as famílias, essencial para estas conhecerem ou aprofundarem o conhecimento sobre o trabalho realizado com as crianças. Pela manhã tivemos um clima mais chuvoso, porém que não impediu a integração com as famílias no CMEI Juril Carnasciali, a entrega de pareceres e palestra do Conhecer para Prevenir (ministrada por Elizabeth Flemming) no CMEI Cajueiro e a festas juninas externas dos CMEIs Gramados e Maria Gracita. Tivemos também pela manhã a festa interna do CMEI Parque Industrial, Michele ganhou até pastel e maçã do amor!

CMEI Cajueiro

 
Equipe CMEI Gramados
Elizabeth e Carmem

Festa Gramados



Equipe Parque Industrial

Bandeirinhas com Arte
Michele e Jucinéia

      

















         A tarde outras unidades realizaram suas comemorações com a participação das famílias no CMEI São Carlos e Eraldo Kuster. No CMEI Fani Lerner tivemos a festa folclórica, onde danças típicas de várias regiões foram representadas pelas crianças dos Maternais III e Prés. As famílias dos Prés foram convidadas pelas crianças e dançarem juntas. As famílias das crianças dos berçários, Maternais I e II puderam prestigiar a filmagem das crianças dançando em suas salas...brincando! Muitas brincadeiras em todas as unidades proporcionando um espaço de integração entre criança/criança, criança/famílias e profissionais. Confira algumas imagens!!
Pescaria no CMEI Eraldo Kuster
Flávio e profissionais capricharam no visual


Mais brincadeiras no CMEI Eraldo Kuster
 
Dançando no CMEI São Carlos



Olha a quadrilha!



No CMEI São Carlos para os corajosos




Pescaria em família no CMEI Fani Lerner

Dança ao vivo

Dança Gravada

Muitas famílias prestigiando
     
Parabéns a todas as equipes pelo empenho em propiciar esses momentos tão significativos com as famílias em nossas unidades... próximo fim de semana tem mais!!!

quinta-feira, 5 de junho de 2014

ESCOLAS COM EI REFLETINDO SOBRE A INTEGRAÇÃO

          Hoje, 05 de junho, numa manhã de sol e em uma tarde de chuva, nos reunimos com pedagogas das escolas com Educação Infantil e professoras regentes das turmas de pré, com o objetivo de refletir sobre as várias iniciativas de integração que estão ocorrendo nas unidades. 


            Com trechos de vídeos gravados pelas escolas e enviados ao NRE, pudemos realizar uma tematização de prática, ou seja, observar todos os pontos positivos das propostas, dar sugestões de avanços e refletir sobre esses princípios na minha realidade enquanto escola. Para auxiliar teoricamente essa reflexão o texto: Creche e pré-escola é lugar de criança? (Kátia Agostinho) foi reproduzido e distribuído aos grupos que receberam equipamentos para assistir ao vídeo, podendo fazer as pausas que quisessem e para que pudessem avaliar melhor as imagens e falas infantis.








          Nos dois períodos de trabalho visualizamos o envolvimento dos profissionais nos estudos, nas reflexões e nas trocas de experiências. Acreditamos nesses eixos para avançar no trabalho formativo.

         Tivemos relatos de como a experiência de integração está mobilizando adultos e crianças, favorecendo novas aprendizagens. 
          Parabéns as unidades pelo trabalho e lembrem-se: continuamos aguardando mais notícias sobre o processo de integração. O registro é extremamente importante para nossas reflexões e valoriza o percurso de aprendizagem de todos nós.
           Até a próxima!!

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Avisa Lá...nas Escolas!

          A Educação Infantil da RME de Curitiba, conta em sua formação continuada com o suporte do Instituto Avisa Lá  através da consultoria da Profª Maria Virgínia Gastaldi. Os encontros são mensais (3 períodos) com a participação do Departamento da Educação Infantil, das pedagogas dos nove Núcleos e um pedagogo do CMEI referência indicado por cada NRE.
        Este ano comemoramos um grande avanço: esse mesmo processo de formação citado acima contemplando pedagogos das Escolas com EI. Maria da Glória Galeb iniciou o encontro de formação com Virgínia hoje, fazendo esse destaque e demonstrando toda alegria e responsabilidade que o momento exige...vamos comemorar!

      É uma grande conquista, com certeza resultado do trabalho de várias pessoas que sempre trouxeram a tona a necessidade de investimento na Educação Infantil que ocupa outro espaço que não o CMEI: a Escola. No NRE do Pinheirinho lembramos especialmente da pedagoga Vanessa Stedile.
     Acompanhamos e valorizamos o trabalho intenso que existe dentro das escolas para que a formação continuada ocorra, nossas crianças sejam acolhidas e tenham acesso a práticas que realmente contribuam para o avanço dos seus saberes. 
       Agradecemos em especial as escolas do nosso NRE, pela abertura e disponibilidade nos encontros de formação e supervisão. Pedagogas e professoras este ano estamos com mais parceiras pensando a Educação Infantil dentro da escola, esperamos contribuir com a prática efetiva e aprender muito com suas experiências.

       A escola que representa nosso NRE, como postado no início do ano é a Vila Zanon, que já recebeu a visita de nossa consultora Virgínia (agradecemos as contribuições), onde pudemos visualizar todas as conquistas já realizadas pela escola e metas para avançarmos no protagonismo infantil.
        Obrigada equipe gestora pelo acolhimento e investimento de trabalho e a Professora Elisa por acreditar na proposta da EI e colaborar com suas práticas na reflexão do processo de formação.