terça-feira, 15 de abril de 2014

PRÁTICA DE INTEGRAÇÃO? NA ESCOLA MARIA ZEGLIN TEM!!!

          Com o estudo no encontro de formação sobre a meta de integração nas Escolas com EI e o desafio do Projeto Institucional abordado na SEP, muitas iniciativas começaram a ser planejadas.
       E a medida que as Escolas encontram abertura e parceria de outros profissionais a prática vai contagiando o ambiente e os resultados trazem benefícios e aprendizagens a todos. Foi o que aconteceu na Escola Maria I. Zeglin, que desde o ano passado investe em propostas de integração.
       Este ano a professora Martha do pré, orientada pela pedagoga Cintia encontrou em uma professora do 4º ano (Valdirene) a parceira certa para mais uma proposta de integração. Na biblioteca as crianças do 4º ano puderam fazer leitura de histórias para as crianças do pré, num ambiente convidativo e aconchegante. Pelos olhares e interesse das crianças... a leitura foi muito boa.







           A professora Valdirene em seu relato confessou " a princípio disse não para a integração, mas não é que deu certo? Já estamos pensando em outro momento com a professora Martha".
           Agora quando a professora Valdirene passa pela sala do pré, dá uma espiadinha na porta. "Me interesso por saber o que eles estão fazendo"! 
          Esse relato nos dá a certeza de que a Educação Infantil na escola é parte integrante da comunidade educativa. Parabéns aos profissionais envolvidos, que nos ensinaram entre tantas coisas que:
         Precisamos realizar a proposta para avaliarmos sua condição de efetivação como incentivou Cintia, encontrar parceria na escola como fez a professora Martha e tentar como a professora Valdirene, mesmo que tenhamos dúvidas iniciais sobre os resultados.

          O mais interessante é que as crianças nos mostram que a prática é eficaz e quando essa possibilidade chega a eles a integração já passou pelos adultos, pelo trabalho coletivo dos profissionais. Novamente parabéns equipe!!!
         

segunda-feira, 14 de abril de 2014

AMPLIAÇÃO CULTURAL PARA OS PROFISSIONAIS!

Suelen, Danielle, Marta,Lucimar e Edvaldo....Solange do DEI
      Uma estratégia formativa tão importante quanto as demais é a ampliação cultural, pois amplia o repertório das vivências dos profissionais enriquecendo sua prática.
       A E.P.A do CMEI Maria Gracita (Tsherli e Kelen), propiciaram a equipe de profissionais dos Maternais III, no dia de sua permanência a visita a Casa Andrade Muricy (CAM), espaço expositivo ligado ao Museu de Arte Contemporânea, administrados pelo Governo do Estado.


           A visita monitorada garante maiores informações sobre o artista exposto e suas produções: vamos apreciar um pouquinho?












quinta-feira, 10 de abril de 2014

Tematização da prática: por trás do nome intrigante...uma valiosa estratégia!

          Para refletir sobre uma das metas do brincar que precisa de maior investimento em nossas unidades: Uso dos solários como extensão das salas de atividades, com contextos planejados para as brincadeiras infantis, utilizamos a estratégia da tematização de prática. No segundo dia de formação com os pedagogos (10/04) a ênfase foi no uso dessa estratégia formativa para atingir os objetivos na formação.

         
       
  Segundo Regina Scarpa "Todos crescem juntos, construindo conhecimento: avançando nas conceitualizações e transformando prática".






         A tematização foi feita com fotos do uso do solário nas unidades, tiradas pelas pedagogas de NRE em momentos de supervisão, principalmente nas turmas menores. 







          As pedagogas divididas em quatro grupos, receberam duas fotos com as consignas e os textos:
         - Ambientes para Brincar, Interagir e Criar: a construção dos espaços para as crianças de 0 a 2 anos. Adriana Klisys 
        - Para além da sala do Berçário. Carolina Gobbato.
          Refletir sobre a prática utilizando a pesquisa em referencial teórico, enriquece as discussões e permite avançar na prática.
           Ao retomar as questões no grande grupo, os pedagogos puderam compartilhar seus saberes e socializarem a experimentação dessa estratégia formativa tão potente para a formação continuada. 
         Parabéns a equipe pelas ricas contribuições, mas um exercício de aprendizagem colaborativa. Até a próxima....
         

SENSIBILIZAR O OLHAR

           No primeiro dia de Encontro de Formação com gestores e pedagogos (09/04) no NRE, eles foram convidados em grupos a resolver um dos dois problemas abaixo:
         - Encher uma bexiga dentro de uma garrafa pet;  
         - Colocar uma bola de papel dentro de um recipiente com água e não molhar.
          Cada grupo elegeu um redator para anotar as hipóteses das pessoas para resolução do problema, bem como suas impressões do que aconteceria ou não.
             As imagens abaixo demonstram a riqueza desse momento...







          Os grupos levantaram várias hipóteses e após a experiência, compartilharam como conseguiram ou não realizar as consignas. Teve até copo colocado dentro da bacia com água de boca para cima, impedindo a entrada de água no papel. Segundo relato da pedagoga ela aprendeu com uma criança de MIII, que resolveu rapidamente o problema em sala...isso que é levantamento de hipóteses!!!


        Após as considerações passamos a avaliar quais aprendizagens essa experiência proporcionou e o  grupo apontou:

          
            Mas, para que tudo isso? Sensibilizar nosso olhar para as práticas que estão sendo oferecidas nas unidades em Relações Naturais, pois no segundo semestre será nosso foco de trabalho formativo:
“O desafio que se propõe é o de transformar as curiosidades infantis e os questionamentos que trazem em conhecimento a serem explorados e aprendidos”.

          

              Para finalizar o encontro os grupos se reuniram para compartilhar como estão planejando as ações de integração nas unidades, proporcionando assim a ampliação de possibilidades dessa prática.  







 
         

segunda-feira, 7 de abril de 2014

CANTOS QUE ENCANTAM


         Sabendo da importância de criar contextos lúdicos para as crianças exercitarem papéis sociais através da brincadeira, as profissionais do maternal III do CMEI Santa Rita, investiram na criação de Cantos de atividades diversificadas que trabalham o faz-de-conta.
          A cozinha ganhou móveis sob medida com direito a pinguim de geladeira, onde os detalhes convidam a brincadeira: a esponja na pia, a toalha de mão pendurada na geladeira, o vaso de enfeite na mesa.Contudo tudo ganha mais sentido quando a ação das crianças dá vida a esse espaço!















Os bebês são alimentados, visitas são recebidas! 
Você aceita um suco ou leite?




          O salão de beleza é outro canto de atividade diversificada que as crianças procuram muito. Maquiagem e penteados... são experientes!



           Enquanto isso os carrinhos são acomodados em garagens diversas e bem planejadas pelos nossos arquitetos!
 São em ambientes educativos assim que as crianças ampliam suas aprendizagens, vivenciam interações significativas e claro, se divertem....Parabéns a equipe!

quarta-feira, 2 de abril de 2014

HOJE O CMEI HERMES MACEDO AMANHECEU AZUL...



Na entrada, cedinho, observamos as crianças e suas carinhas de sono, carinhas vivazes, carinhas risonhas, carinhas emburradas... carinhas com olhos brilhantes ao se depararem com nosso arco de balões azuis!
A participação dos pais foi fundamental nesse movimento. Vestir seus filhos de azul foi muito importante, pois constatamos que TODOS, a seu modo, refletiam o AZUL de um objetivo que nos reúne em torno de uma vontade: Conscientizar mundialmente as pessoas sobre uma síndrome que afeta o desenvolvimento da comunicação e o relacionamento social – O AUTISMO.
Vários pontos do planeta estarão iluminados de azul em homenagem às pessoas com autismo.

A estufa do Jardim Botânico

Aqui no CMEI Hermes Macedo nos vestimos de azul para que nossa pequena luz se reflita na construção de um mundo consciente e integrado nas ações de cuidar e educar nossas crianças.



Texto original da unidade



Parabéns a equipe pela iniciativa de comunicar a muitos o que poucos sabem...
 Monumentos da cidade terão iluminação diferente hoje a noite; No sábado, Parque Barigüi recebe palestras e atividades sobre o tema.