segunda-feira, 31 de março de 2014

COMEMORAÇÃO DUPLA!

           Dia 29 de março é um dia muito especial para o CMEI Fani Lerner, onde a comemoração foi dupla! Curitiba comemorou 321 anos e o CMEI 3 anos. As crianças festejaram essa data com muito trabalho, e comemoração.
 
         As crianças da turma do Pré A realizaram um resgate às imagens e história de Curitiba de antigamente e fizeram muitas descobertas. 
        Em seguida ouviram e aprenderam o hino de Curitiba, e cantaram para os colegas das demais turmas. Encerraram a semana com uma maquete que retrata "Curitiba, ontem, hoje e amanhã". 
                                          
 
          

        E não poderia faltar o bolo compartilhado com as famílias!
 
Parabéns aos aniversariantes...

NOVAS DESCOBERTAS NO CMEI PALMEIRAS




Foram realizadas as atividades com nossas crianças durante toda a semana. Presenciou-se um clima de alegria, descobertas e todas as turmas envolvidas na proposta de trabalho as realizavam com muito entusiasmo, conversavam entre si.
















A educadora do Pré B relata:”... estávamos pesquisando sobre os parques de Curitiba, e as crianças escolheram o Passeio Público e durante a pesquisa descobrimos que o Zoológico também faz aniversário nesse mês de março, aí que a pesquisa direcionou-se envolvendo tão logo o zoológico, por acolher os antigos bichos do passeio público. ( o antes e o hoje).


As famílias participaram enviando algumas fotos antigas, a educadora Maria Moreira Szczygiel “tia Lica”mais antiga do CMEI, participou de entrevista com muito orgulho, relatando como era o CMEI Palmeiras (ontem).
A partir desses momentos, novos conhecimentos foram compartilhados e apreciado por todos os envolvidos.





E QUEM GANHA O PRESENTE?

         Sábado passado, dia do aniversário de Curitiba, a gestão do CMEI Vila Ipiranga comemorou junto com os pais de uma forma diferente: presenteando Curitiba com a revitalização de mais um espaço - o próprio CMEI Vila Ipiranga.



      
     Numa ação compartilhada com as famílias, o CMEI recebeu nova pintura, proporcionando um espaço mais adequado para expor as produções das crianças, que inclusive durante a semana puderam através do trabalho com as educadoras conhecer um pouco mais da história de nossa cidade e seus destaques.

 
         

   A equipe agradece a colaboração das famílias e conta com a parceria para outros momentos, onde novas ações serão realizadas para que conheçam e vivenciem as propostas que seus filhos tem acesso.

sexta-feira, 28 de março de 2014

É HORA, É HORA...RÁ, TI, BUM!!!

          Na escola Vila Zanon, a professora Elisa e as crianças da turma do pré construíram um bolo simbólico, com direito a vela, que usaram para cantar parabéns para a cidade. Como pensaram em compartilhar os pedaços de bolo se responsabilizaram em produzir as fatias, garantindo que todas as crianças da escola recebessem um pedaço.
       O aniversário é de Curitiba, mas a festa nesta tarde foi do pré e pela imagem a comemoração foi animada!




Estão servidos? Querem um pedaço?

MUSEU OSCAR NIEMEYER PELOS OLHOS DE CRIANÇA


    O aniversário de Curitiba, foi trabalhado pelo CMEI Dalagassa com a turma do Pré da professora Lessandra. A proposta contemplou um pouco da historia da cidade, vídeos, fotos e imagens dos principais pontos turísticos foram utilizados. As crianças ressaltaram a figura dos Pinheiros e destacaram o Museu Oscar Niemeyer, realizando um desenho de observação. Surgiu a curiosidade de conhecer o Museu e o CMEI está agendando uma visita a este espaço para ampliar o conhecimento das nossas crianças. Foi organizado um mural para apreciação das produções das crianças!O museu do olho, sob o olhar das crianças... um presente de aniversário!



ANIVERSÁRIO EM FAMÍLIA



CURITIBA ONTEM, HOJE E AMANHÃ...

        Curitiba foi assim... Assim também começou nossa conversa com os pais sobre Curitiba, um dia cheio de saudosismo.
        Lembranças da infância vivida em lugares tranquilos, de passeios com a família nas praças, nos parques, de compras em lojas da rua XV, do transporte coletivo, das dificuldades, dos avanços e do progresso. 
        Curitiba cidade futurista, com pessoas que sonham, que trabalham, que cantam, que se encantam, que almejam um futuro melhor para todos, mas que acima de tudo amam essa cidade, com todos os seus defeitos e seus encantos.
As atividades desenvolvidas no Sábado de Integração com as famílias e crianças do Pré no dia 15/03/2014, conduzidas pelas professores: Lucieli, Marcelo e Rosangela.
Segue algumas imagens das famílias e suas produções.






 




 Uma prática que proporcionou momentos ricos de troca de conhecimento entre as crianças, pais e profissionais. Parabéns a equipe!









quinta-feira, 27 de março de 2014

A investigação começou!

          Nessa semana iniciaram as turmas dos Grupos de Investigação Didática - Formação de Formadores para os pedagogos de CMEIs e Escolas, oferecido pelo Departamento de Educação Infantil.
        O objetivo é aprofundar os estudos nas diferentes áreas, discutindo em grupos os saberes e não saberes de nós pedagogos, pensando sempre no avanço do trabalho formativo em rede.
        
Leitura e Escrita




















E você pedagogo, como foi seu primeiro dia de investigador?
        Vamos continuar divulgando os trabalhos dos grupos.Compartilhe conosco sua experiência!!!

sábado, 22 de março de 2014

E os trabalhos continuam!

         Dando continuidade aos estudos do Encontro de Formação no NRE, a equipe de Pedagogas está realizando supervisão concentrada nas unidades, ou seja, pedagogos de CMEIs e escolas, estão tendo a oportunidade de discutirem juntos questões de organização de espaços e os níveis de planejamento na EI, conforme pauta abaixo.

 















         
      
       As discussões tem sido mais aprofundadas e os planejamentos trazidos pelos pedagogos demonstram um maior entendimento da importância de pensar nas modalidades organizativas do tempo didático para atingir os objetivos de aprendizagem com as crianças de diferentes faixas etárias. 


         Além das reflexões e trocas no momento da supervisão, alguns pedagogos aproveitam para pegar o contato de seu colega para estender as discussões a outros momentos organizados por eles. Parabéns pela iniciativa e como estamos numa rede colaborativa, essa estratégia é altamente potente para avançarmos no trabalho: a importância do coletivo na construção do conhecimento. Segundo Cristiane Pelissari a interação é a engrenagem do saber, exatamente porque nos permite (re) pensar nossas ideias à luz das dos outros.


Obrigada Rilma (que não apareceu na foto) por ser nossa fotógrafa no dia.

       Agradecemos a participação de todos e que as ideias que surgem durante as supervisões auxiliem na prática efetiva do pedagogo formador nas unidades, atingindo assim nossos profissionais, para que cada vez mais, nossas crianças tenham acesso a propostas significativas e de qualidade.

segunda-feira, 17 de março de 2014

Enquanto houver sol....ainda haverá!!

          Em dias como hoje lembramos das práticas com água que as crianças tanto apreciam e se divertem. No CMEI Santa Rita a equipe planejou as práticas e aguardou o dia mais propício para realizarem. 

           
O espaço foi preparado pelos profissionais com os materiais necessários e as crianças vivenciaram uma experiência significativa. Vejam algumas imagens...




 
           Muita diversão e aprendizagens por meio da integração entre crianças e profissionais.
           Parabenizamos a equipe, pois sabemos que as práticas são resultados dos constantes estudos e fruto de muito trabalho coletivo.  





quarta-feira, 12 de março de 2014

Começamos com tudo!

           Nos encontros de Formação com CMEIs, nos dias 11 e 12/03, começamos com tudo que tínhamos direito: apresentação de profissionais novos no grupo, boas vindas aos veteranos pela permanência nas suas unidades de trabalho e excelentes momentos Culturais. 

      Dia 11/03 tivemos a belíssima dramatização da história da Menina Bonita do Laço de Fita, feita pela equipe de profissionais do CMEI Juril Carnasciali. Parabéns e obrigada a toda equipe por compartilhar conosco uma prática realizada com as crianças que com certeza se divertiram tanto quanto nós! 



          No encontro com as pedagogas, Rilma (CMEI Cajueiro), nos trouxe uma dica de leitura: Livro Feliz por nada de Martha Medeiros, com a crônica: A melhor coisa que não me aconteceu. Não haveria melhor representante para ler essa crônica do que Rilma, que em sua forma de agir diz não ao mau humor e ao pessimismo, "sendo a prova de que um espírito aberto funciona" como afirma Martha no término de sua escrita.
          

      Os objetivos para os dois dias de trabalho traziam os focos formativos para o ano de 2014 e o aprofundamento do Brincar nas unidades.


          A orientação do Plano de Formação e o estudo de algumas estratégias formativas, analisando as propostas realizadas pelos nossos pedagogos em 2013, renderam várias discussões e aprendizagens.Parabéns pelas reflexões meninas e meninos! Até o próximo encontro...