terça-feira, 10 de dezembro de 2013

CONHEÇA ESSA EQUIPE!


         Hoje as profissionais que irão trabalhar com as crianças no atendimento de Janeiro no CMEI Moradias da Ordem participaram de um encontro com o objetivo de receber orientações sobre os encaminhamentos pedagógicos adequados, cuidados com saúde e segurança das crianças nesse período. 
      Lembrando que os parâmetros de atendimento são os mesmos do ano letivo comum, ou seja, compromisso com planejamento recheado de propostas interessantes e significativas, que será sistematizado dia 07-01-2014  frente a disponibilidade de materiais da unidade e sob a orientação da Coordenadora: Luciene, que recebeu capacitação do Departamento de Educação Infantil e do NRE.


      O encontro também propiciou o conhecimento da equipe de trabalho, aproximando as profissionais, pois estas (como as crianças), também estarão em um espaço que não estão habituadas e com novas colegas. O acolhimento tem que ser pensado para todos!
      Agradecemos a presença das educadoras e temos certeza que realizarão um ótimo trabalho. Contem conosco!!!
       


          

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

          Acontecerá amanhã no NRE/PN (10-12), com início as 8h 30min o encontro com os profissionais que trabalharão  no atendimento de Janeiro no CMEI Moradias da Ordem. O objetivo é orientar o planejamento nesse período e fornecer informações imprescindíveis para o atendimento de qualidade as nossas crianças com propostas interessantes e adequadas.



          Lembrando que as matrículas das crianças  já foram feitas antecipadamente pelas famílias com extrema necessidade de atendimento, devido trabalho dos pais, que durante o ano de 2014 já tem o mês reservado de férias junto com seus filhos, pois as crianças não poderão ficar sem esse momento com as famílias.

NOSSO AGRADECIMENTO!



          
          Nessa sexta-feira 06-12, realizamos no NRE - PN a reunião pedagógica administrativo com a presença de pedagogas e gestores de CMEIs. 

       


        
    Entre as abordagens pedagógicas esteve à socialização do vídeo com as conquistas das unidades através das metas do Brincar e as orientações para SEP 2014.
   














         











           Na pauta administrativa, Michele realizou discussões importantes sobre as últimas orientações da reunião com chefes de NRE e agradeceu todo empenho das equipes de cada CMEI.


CELEBRAR AS CONQUISTAS!

             As equipes das escolas se reuniram para discutir um item de pauta importantíssimo: a valorização do trabalho realizado nesse ano!          
            Michele proferiu algumas palavras de agradecimento as equipes e desejou a todos um término de ano repleto de alegrias e conquistas!         

  
    
 

     
         Na última quinta-feira, no Frangão, as equipes puderam aproveitar a companhia dos colegas e comemorar junto com a equipe do NRE (fundamental e infantil) um ano atípico, cheio de adversidade, porém marcado pelo comprometimento e ações daqueles que diariamente trabalham pela aprendizagem significativa de nossas crianças. Parabéns a todos!!!
































Comemorando 2013 .... pensando em 2014!

         
 

          Assim foi o último encontro de formação com pedagogas e professores das escolas com Educação Infantil. Socializamos um vídeo com as metas alcançadas pelas unidades do brincar, celebrando as conquistas com o foco formativo e o compromisso em avançar nas ações no próximo ano.



     
          A SEP das escolas foi outra temática discutida com os profissionais, pois como os professores participarão da programação prevista para a escola, caberá ao pedagogo abordar os estudos específicos da EI nas primeiras permanências e dependendo da organização iniciá-lo na própria SEP. O importante é que os professores não fiquem alheios as orientações que serão disponibilizadas nos materiais de apoio que a escola receberá por malote.

        
           Pensando em 2014, conversamos também sobre o início das crianças das turmas de pré na escola. Respeitar as orientações do Ofício 38 já encaminhado as escolas e realizar um planejamento que atenda as especificidades dessa turma. O início será para todas as escolas 10-02, juntamente com o fundamental.Qualquer dúvida nos consulte!! 


          Obrigada a toda equipe por esse ano rico em trabalho e aprendizagens!!!

É HORA DE DAR TCHAU!

          Despedir-se de um local que estamos habituados, conhecemos a rotina e convivemos com pessoas que gostamos pode ser assustador, porém próximo do encerramento das atividades as unidades aproveitaram para realizar propostas que permitiram as crianças do Pré se despedirem do CMEI não com tristeza e formalidade (que até pode agradar os adultos, mas que não é significativo para as crianças) e sim com alegria de compartilhar suas vivências, brincando, sorrindo e gravando lembranças que as acompanharão em sua trajetória de vida.
         Nossas unidades pensaram em diversas possibilidades, seja ações entre as crianças, ou na companhia das famílias, o objetivo foi celebrar todo tempo que passaram juntos...algumas crianças frequentaram o CMEI desde o berçário.
          

Alguns exemplos desses momentos temos registrado:
           - No CMEI Parque Industrial as crianças aprenderam dança circular e convidaram os pais para demonstrarem sua aprendizagem e dançar juntos....diversão garantida.


              








-No CMEI Monteiro Lobato as famílias também foram convidadas a apreciarem o que as crianças do pré gostariam de mostrar;
        




Preparação do ambiente
-Já no CMEI Cajueiro a confraternização foi feita somente entre as crianças: um acantonamento preparado com carinho e com os devidos encaminhamentos (segurança da guarda, cuidados na alimentação e muitas atividades). As crianças dançaram, fizeram caça ao tesouro no espaço externo (com uso de lanternas), procuraram o gato mia que apareceu no CMEI, brincadeiras com bexiga (entre outras), assistiram o teatro da Guarda, fizeram a sessão de cinema e café da manhã com as famílias.


Todo mundo dançando



Caça ao tesouro
Teatro da Guarda



 
Sessão cinema e o filme!

Encontrando o gato mia

A noite foi boa!


Reencontro com a família





Café com os pais!



















          São esses momentos que evidenciam o respeito dos profissionais ao protagonismo infantil, as crianças se divertem e claro ... os adultos também!! Parabéns as equipes pelo planejamento das ações.