domingo, 26 de maio de 2013

Conselho Mirim

No intuito de ampliar a participação das crianças nas decisões o CMEI Olga Benário Prestes, organizou a eleição para o Conselho Mirim com a turma do Pré.





As crianças foram até a urna, onde os candidatos eram lembrados através das fotos e todas votaram em seu preferido!



   

Ao final das eleições, houve a contagem dos votos envolvendo todas as crianças.



Enfim o resultado: as conselheiras eleitas democraticamente pela turma do Pré!






Parabéns e bom mandato!








terça-feira, 7 de maio de 2013

Revitalização do espaço externo do CMEI Cajueiro


A equipe do CMEI Cajueiro em parceria com a comunidade local, se organizaram para revitalizar o espaço externo, deu muito trabalho, mas o esforço de todos fez valer a pena!

 

As crianças deram exemplo de participação no projeto de revitalização no espaço que elas permanecem durante a semana!


 

Todo espaço foi pensado para favorecer as possibilidades para as crianças brincarem, de acordo com o foco formativo deste ano: o brincar!


 
Parabéns a equipe pelo esforço e dedicação!
 
 

segunda-feira, 6 de maio de 2013

1º Integração Educação Infantil e Ensino Fundamental Conhecer para Integrar

 
       
 Iniciamos agradecendo as escolas que se esforçaram para organizar a presença dos profissionais do 1º ano e dos prés (lembrando que a permanência da Educação Infantil é na quinta) no encontro, valorizando esse momento de reflexão e discussão. Como o próprio título do curso nos convida: Conhecer para Integrar.
           Os grupos da manhã e tarde, puderam falar sobre as expectativas para esse momento e uma questão foi unânime: Que a transição da criança da EI para EF, ocorra sem rupturas, respeitando-a. Com certeza é esse nosso maior objetivo enquanto RME.
           A reflexão sobre por que integrar, também trouxe discussões em pequenos grupos que foi socializado ao grande grupo posteriormente. 
          A maior razão da integração é o desenvolvimento integral dessa criança, compreendendo o processo educativo de forma orgânica e sequencial, como nos apresenta o objetivo geral da Educação Básica, citada na Resolução 04/2010.
          O encontro foi permeado por questionamentos pertinentes e reflexões que precisamos aprofundar no decorrer dos encontros. Saímos com o desafio da primeira meta de integração: pensar em momentos de integração entre as profissionais na unidade, ampliando o conhecimento das especifidades da EI e EF. Sugestões foram levantadas pelos participantes como supervisão concentrada, supervisão das turmas de 1º ano e pré no mesmo dia. Claro que cada escola tem sua organização, porém precisamos pensar na integração em loco.
           Agradecemos a participação e envolvimento dos profissionais durante o encontro e os aguardamos no próximo.  Até lá!
           Algumas imagens que ilustram as vivências dos grupos durante o curso. Na última proposta de trabalho, os grupos escolheram uma linguagem para expressar o conceito de criança para a equipe. Dentre as apresentações tivemos cantigas de roda, dramatização e até uma paródia da música criança feliz, cantada ao vivo, com uma letra simples que revela a concepção de criança:

Criança feliz, feliz a estudar,
alegre a escrever seu sonho infantil,
Família e escola,
Caminhando bem juntas,
Olhando as crianças do nosso Brasil. 
(Compositoras: Anaí, Ana Cláudia, Juliana e Márcia)

Cantiga de Roda
Dramatização



Proposta em grupo

Discussão entre os profissionais



 



 

sexta-feira, 3 de maio de 2013

OBSERVÁVEIS PARA ANÁLISE DO VÍDEO - CADs

                 

E.M Vila Zanon


        No encontro de Formação do mês de Abril, a proposta de trabalho que lançamos a todos os profissionais de Educação Infantil, foi realizar uma filmagem de momento de Cantos de Atividades Diversificadas e a pedagoga da unidade fazer considerações a partir de observáveis que sugerimos abaixo, a partir do Referencial para estudo e planejamento na Educação Infantil (CADs) e já com a contribuição da pedagoga Rafaele (CMEI Vila Ipiranga - referência do Projeto Avisa Lá) que nos encaminhou por e-mail.
         Como ressaltamos no encontro, contamos com a contribuição de todas para construirmos observáveis que atendam os objetivos do trabalho com Cantos de Atividades Diversificadas.
        
Sugestão de observáveis de 0 a 3 anos:

- As crianças atribuem significados sociais a diferentes objetos ao explorá-los no brincar?
- Demonstram preferências sobre espaços e brinqudos?
- Interagem nas brincadeiras com adultos e crianças?
- Compartilham progressivamente o espaço, os brinquedos, os materiais e o educador com outras crianças?
- O Canto de Atividade Diversificada possui elementos adequados e suficientes para que a criança possa brincar?

Sugestão de observáveis de 4 a 5 anos:

- As crianças fazem escolhas e tomam decisões sobre o que e com quem querem brincar?
- Constroem e vivenciam com o grupo combinados de regras de convivência referentes ao uso dos materiais e do espaço?
- Participam e cuidam da organização do ambiente e dos materiais?
- Os materiais ofertados são adequados para alimentar o imaginário infantil?
- As crianças constroem enredos ou exploram o material? O que fazem mais?
- Incorporam novos elementos à brincadeira por livre iniciativa ou necessitam solicitar?
- Como os papéis foram definidos na proposta?
-Quais os saberes evidenciados pelas crianças durante os Cantos de Atividades Diversificadas?
- Resolvem conflitos à sua maneira ou os educadores mediam as crianças?

       Fizemos uma divisão didática para turmas menores de 0 a 3 anos e de 4 a 5 anos, contudo as observáveis em alguns casos, atende as duas faixas etárias. Esperamos seu comentário com sua sugestão.


       

REUNIÃO ADMINISTRATIVA DE ABRIL

         Dia 26 de Abril aconteceu a terceira reunião com os gestores dos CMEIs do NRE/PN. A chefe de Núcleo Michele deu as boas vindas a todos os presentes e convidou a equipe da Guarda Municipal a apresentar o Decreto nº 944/2012, que manifesta as considerações do então Programa Conhecer para Prevenir, que segundo Marcelo é o Programa que cuida do bem maior: a vida.
     Elizabeth Flemming  representante do Programa no NRE/PN apresentou alguns dados significativos do movimento de implantação do Conhecer para prevenir nas unidades do PN.
       Michele deu continuidade a reunião com as temáticas citadas na pauta e algumas questões suscitadas pelos gestores. 

 








quinta-feira, 2 de maio de 2013

ENCONTRO DE FORMAÇÃO DO MÊS DE ABRIL

          Nos dias 23 e 24 de Abril, no auditório I do NRE/PN, foram os encontros de formação com os CMEIs. Primeiro dia com a presença dos gestores e no segundo dia a reflexão sobre o processo formativo com os pedagogos formadores de nossas unidades.
         Dia 25, foi o encontro com as escolas que atendem a Educação Infantil, estando presentes pedagogas de referência da EI dessas escolas e as professoras das turmas do Pré.
         Os encontros tiveram como pauta comum o foco formativo da RME: Brincar. Não só estudamos teóricos que respaldam esse eixo, como também exercitamos o brincar, trazendo brincadeiras tradicionais para iniciar nossas discussões. Agradecemos a todos pela participação e algumas, das várias fotos tiradas, demonstram esses momentos:
Grupo dos CMEIs

Grupo Escolas - Manhã

Grupo Escolas - Tarde
Aprendendo uma brincadeira nova com a colega - Escolas manhã  

Pela manhã a brincadeira se estendeu a todos os espaços












          Refletimos sobre o jogo simbólico nas unidades: Ele está presente ou não nos cantos de atividades diversificadas? Essa atividade permanente diária favorece o faz de conta das nossas crianças?
        Uma proposta de trabalho foi lançada: filmagem dos Cantos de atividades diversificadas, com as considerações do pedagogo a ser enviada ao NRE, até 16/05 (gravada em CD, por malote). Esse material será utilizado para tematização de práticas, ou seja, seu envio ajudará a repensar as práticas realizadas nas unidades. Ficaremos aguardando e até a próxima!!