domingo, 30 de setembro de 2012

O segredo é...ressignificar a prática!






          Nesse sábado 29-09 as equipes dos CMEIs Jardim Paraná, Vila Ipiranga e alguns profissionais do  Erondy Silverio estiveram reunidos com a professora Renata Lima Ludovico para a complementação da SEP 2012.
           O tema escolhido foi o conhecimento matemático.
          A manhã foi intensa com estudos e discussões, além de sugestões trazidas pela professora de materiais a serem utilizados nos planejamentos.
          Todos puderam compartilhar suas angustias e avanços com relação ao trabalho com o conhecimento matemático para as crianças pequenas.
          As reflexões surgidas no entanto convergiram para uma conclusão importante e que precisa ser levada em consideração por todos os profissionais:
" Ressignificar a prática pedagógica, dando intencionalidade as ações que parecem rotineiras ainda é o melhor caminho para que a criança pequena seja apresentada ao mundo dos conhecimentos matemáticos."


sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Sensibilidade e Aprendizagem

          No encontro de formação com as escolas, dia 27/09, nos períodos da manhã e tarde pudemos refletir sobre o eixo do Conhecimento matemático: Espaço e Forma. Além do conceito, discutimos como nós profissionais aprendemos. Na maioria das vezes de forma mecânica, sem estabelecer relações entre esses conceitos e o cotidiano.

         Concluímos que para garantir o planejamento de propostas significativas para as crianças, nós profissionais precisamos revisitar nossos saberes e ampliar nossas aprendizagens sobre essa área de formação e as demais. A pesquisa deve estar presente na prática pedagógica dos profissionais, se estendendo as crianças.
         Exemplos de práticas das unidades envolvendo essa temática foram socializados com imagens e breves relatos.
          Permeando as aprendizagens, o espaço para ampliação cultural foi mantido e no período da tarde a pedagoga Jane da Escola Erica Plewka, compartilhou a visita que fez ao Museu de São Paulo. Na Pinacoteca, ao ter contato com tantas escritas se sentiu convidada a escrever também e assim o fez, redigindo a paródia da Canção do exílio de Gonçalves Dias. Aprecie...


CANÇÃO DA MINHA TERRA
MINHA TERRA NÃO TEM PALMEIRAS,
MAS O SABIÁ CANTA LÁ,
AS AVES CANTAM E
ENCANTAM POR LÁ.

MEU CÉU AINDA TEM ESTRELAS,
E NO JARDIM SE ABREM AS FLORES,
PARA MAIS UM DIA
DE MUITOS AMORES.

MINHA TERRA TEM BELEZAS,
QUE PROCURANDO ENCONTRO LÁ,
AO PENSAR SOZINHA À NOITE,
ALEGRIAS ENCONTRO EU LÁ,
MINHA TERRA NÃO TEM PALMEIRAS
MAS O SABIÁ CANTA LÁ.

PERMITA DEUS QUE EU SEMPRE OUÇA
O CANTAR DAS  AVES DE LÁ,
QUE EU RECONHEÇA AS BELEZAS,
E QUE O SABIÁ CONTINUE A CANTAR POR LÁ.

NA MINHA TERRA PALMEIRAS NÃO HÁ,
MAS O SABIÁ CANTA LÁ.
                                              JANE MELO

          Parabéns Jane e obrigada por compartilhar conosco sua obra!

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Prática socializada & Formação ampliada

          No segundo dia de formação com os CMEIs que ocorre com a participação dos pedagogos, fomos contemplados com a socialização de práticas com coleções iniciadas nas unidades.
          A pedagoga Isabele, do CMEI Vó Anna apresentou a proposta de trabalho que realizou com seu grupo de profissionais, sensibilizando-os e seduzindo-os a prática de coleções. Ela levou sua própria coleção de cartas para iniciar a conversa com os profissionais e discutir o que é uma coleção, o que e como colecionar. Precisamos repertoriar os profissionais para que o trabalho de coleções tenha intencionalidade com as crianças.
          Francielle, pedagoga iniciante do CMEI Xapinhal, também apresentou o belíssimo trabalho que os profissionais estão realizando com a turma do maternal III. A escuta atenta as crianças é o que está direcionando a continuidade dessa proposta que está em percurso de planejamento.

           A pedagoga Márcia do CMEI Independência, trouxe a proposta de coleções com a turma do maternal III e pode compartilhar todo o investimento no planejamento das etapas da sequência didática para atingir os objetivos de conhecimento matemático. A sensibilidade de todos os profissionais e a delicadeza que todos demonstraram durante as apresentações retratam um trabalho intencional sem perder a ludicidade, fio condutor da aprendizagem das nossas crianças.
          Um agradecimento especial a cada profissional que socializou o trabalho da unidade e parabéns! Para a formação do próximo mês já temos mais incrições para apresentação do trabalho. Ailema, pedagoga do CMEI Fani Lerner e Tsherli do Santa Rita serão as próximas e se alguém quiser juntar-se a elas é só nos comunicar!
          Para finalizar o encontro, lançamos o estudo do terceiro eixo de trabalho com Conhecimento matemático: Grandezas e Medidas, conceitualizando e apresentando algumas possibilidades de trabalho com as crianças.

Formação nos quatro cantos do NRE!

          Hoje iniciamos nosso encontro de formação nos quatro cantos da Rua da Cidadania. Gestoras e pedagogas dos CMEIs receberam um convite com um local inusitado para ocorrer a formação.

Convite

Convidamos vocês para nosso Encontro de formação em um local muito especial. O endereço está na tabela abaixo, de acordo com sua unidade. 

Grupos
Unidade
Ponto de chegada
Vermelho
CAJUEIRO
Esquina das ruas: André Ferreira Barbosa e José Rodrigues Pinheiro
Andréa 
CAXIMBA

DALAGASSA

DONA BERTHA

ERALDO KUSTER

ERONDY SILVÉRIO
Lilás
FANI LERNER
Esquina das ruas: Winston Churchill e José Rodrigues Pinheiro
Cleonice 
INDEPENDÊNCIA

HERMES MACEDO

JARDIM PARANÁ

JOSÉ CARLOS PISANI

MORADIAS GRAMADOS
Verde
MORADIAS DA ORDEM
Esquina das ruas: Winston Churchill e Leon Nicolas
 Ana
MONTEIRO LOBATO

OLGA BENÁRIO PRESTES

PALMEIRAS

PARQUE INDUSTRIAL

PINHEIRINHO
Laranja
RURBANA
Esquina das ruas: André Ferreira Barbosa e Leon Nicolas
Joseane 
SANTA RITA

SÃO CARLOS

VILA IPIRANGA

VÓ ANNA

XAPINHAL


 


























 Ao chegar na esquina solicitada o grupo foi recebido por uma das pedagogas do NRE que ofereceu um mapa da Rua pedindo que identificasse onde era o ponto de encontro de todo grupo! O ponto escolhido foi a academia ao ar livre, pena que não foi possível fazer uma pausa para qualidade nesse momento (o clima não nos favoreceu).


          Ao retornar ao auditório, as profissionais puderam relatar o processo  para encontrar o ponto solicitado no mapa. Essa foi uma situação homóloga para dar início ao estudo do eixo de conhecimento matemático: Espaço e forma. Com o vídeo D 20 o conceito de Espaço e forma foi reforçado e ampliação do olhar referente ao estudo da forma que deve ir além das figuras planas, bidimensionais!
          Vivências durante o encontro como montagem de uma construção a partir de uma imagem de referência e apresentação de propostas de trabalho com as crianças, colaboraram para pensarmos em situações significativas de aprendizagem. Para tanto é necessário a característica do profissional pesquisador, ampliando seu conhecimento sobre o eixo e favorecendo as aprendizagens das crianças.










          Agradecemos o envolvimento de todos, pois o encontro foi extremamente produtivo e amanhã teremos mais!!!

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Pauta de supervisão antecipada!

       Destacamos a importância da pauta antecipada de supervisão que proporciona otimização de tempo de estudo e maiores condições de acompanhar os planejamentos em andamento nas unidades. Através da pauta encontramos sequências didáticas de conhecimento matemático, iniciativas de coleções e propostas de álbum de figurinhas. 
       Agradecemos as pedagogas que selecionam os materiais solicitados, compartilham os trabalhos realizados e trazem discussões as supervisões. Esse é o movimento de formação que gera novas aprendizagens!
        Relembramos a pauta de setembro e reforçamos a leitura das indicações de textos. Logo postaremos a pauta de outubro para avançarmos nas discussões. Aguardem!!!

PAUTA DE SUPERVISÃO ANTECIPADA


  • Propostas desenvolvidas na área de Conhecimento matemático nos eixos: sistema de numeração, espaço e forma, grandezas e medidas observando a inserção dos objetivos de aprendizagem que foram disponibilizados no encontro de formação (Para isso será necessário separar alguns planejamentos que serão discutidos durante a supervisão).

  •  Acompanhamento dos Planejamentos para o trabalho com coleções e/ou álbum de figurinhas;

  • Discussão sobre o uso do calendário a partir do texto da Priscila Monteiro;

  • Indicação de leitura: A arte do Cotidiano: realidade e criação para discussão sobre tematização de práticas de Claudine D. da Silva e Sandra da S. Duarte.

 Logo postaremos a pauta de outubro para avançarmos nas discussões. Aguardem!!!



Sejam Bem-vindos! Estamos te esperando.

         As atividades no CMEI Maria Gracita se intensificam com o início de atendimento as crianças. Os espaços são pensados para proporcionar um ambiente de aprendizagem as crianças, garantindo a brincadeira e o acolhimento. Para isso os profissionais em estudo elaboram os planejamentos, produzem materiais e aguardam a chegada das crianças.

Equipes do Maternal II A -B e Permanência

         Confiram a imagem de alguns materiais confeccionados pelos profissionais do CMEI para o trabalho com o Canto de atividades diversificadas, uma  proposta da Rede Municipal de Educação Infantil de Curitiba.  Veja se não dá vontade de brincar!!!




 

 



quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Início da formação continuada no CMEI Maria Gracita

          Nesta semana o CMEI Maria Gracita, localizado no Tatuquara e que ainda será inaugurado, recebeu os profissionais que serão responsáveis pelo trabalho pedagógico na unidade. Sejam bem-vindos!!!
          Na segunda-feira os educadores e professores foram recebidos pela gestora Kelen que acolheu o grupo e realizou a 1ª reunião administrativa do CMEI.
          No período da tarde com as pedagogas do NRE, as profissionais discutiram sobre concepção de infância, criança e principalmente sobre a proposta da educação Infantil da Rede Municipal de Curitiba. Deram continuidade ao trabalho na terça-feira, com os materiais de consulta, avançando no estudo da organização de espaço, pois as crianças ao chegarem a unidade deverão encontrar um ambiente pensado para elas, contudo isso não será possível sem um planejamento de qualidade, temática abordada nesta quarta-feira no período da tarde.
           O grupo participou ativamente da formação, fazendo questionamentos sobre organização de espaço e tempo na Educação Infantil. Foram períodos produtivos e reflexivos que demontraram que a formação amplia o conhecimento, pois na troca de experiências aprendemos mutuamente!

         Essa semana marca apenas o início do trabalho formativo na unidade que será acompanhado pelo NRE, objetivando dar suporte aos profissionais para o planejamento de propostas significativas e de qualidade para as nossas crianças.
       Parabéns a equipe de profissionais pela disponibilidade e comprometimento, características fundamentais para continuidade do trabalho. Agradecemos a parceria.








Sucesso a todos!