quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Objetivos de Aprendizagem - Conhecimento matemático


OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM – 3 a 5 anos
NÚMEROS E SISTEMA DE NUMERAÇÃO

CONHECER A FUNÇÃO SOCIAL DOS NÚMEROS EM DIFERENTES CONTEXTOS, FAMILIARIZANDO-SE COM AS REGRAS E REGULARIDADES DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO, A CONTAGEM, A LEITURA DE NÚMEROS, O REGISTRO DE QUANTIDADES E NOÇÕES DE OPERAÇÕES MATEMÁTICAS.
  • Identificar os números em diferentes situações do cotidiano;
  • Reconhecer a função social dos números em diferentes contextos;
  • Realizar a récita numérica da sucessão ordenada de números;
  • Ampliar gradativamente a récita numérica;
  • Contar utilizando diferentes procedimentos/estratégias;
  • Ler os números;
  • Perceber regularidades do sistema de numeração;
  •  Registrar quantidades de acordo com suas hipóteses, avançando gradativamente para o registro convencional;
  •  Utilizar vocabulário específico nos procedimentos relacionados à comparação de quantidades;
  • Utilizar diferentes portadores numéricos como fonte de consulta;
  • Utilizar diferentes estratégias para juntar, tirar e repartir quantidades.


 OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM – 3 a 5 anos

ESPAÇO E FORMA ( 4-5 ANOS)

DESENVOLVER GRADATIVAMENTE NOÇÕES DE LOCALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO ESPACIAL, TENDO COMO REFERÊNCIA PESSOAS E OBJETOS ENTRE SI.

  •   Identificar pontos de referência para situar-se e deslocar-se no espaço.
  •  Estabelecer noções de direcionalidade com o próprio corpo: adiante, atrás, à direita, à esquerda, acima, abaixo, dentro, fora, ao centro.
  •   Estabelecer noções de fronteira na exploração do espaço e de objetos:  dentro, fora, vizinhança;
  •    Percorrer trajetos considerando alguns pontos de referência;
  •    Descrever e representar pequenos percursos e trajetos, observando pontos de referência;
  •    Situar-se no espaço em relação aos outros e aos objetos que a cercam, usando noções de posição: na frente, atrás de, entre, em cima, embaixo, perto, longe, utilizando vocabulário adequado.
  •    Orientar-se por meio de instruções elaboradas por outros e ou mapas.
  •     Descrever e interpretar a posição de objetos e pessoas.


EXPLORAR , IDENTIFICAR E REPRESENTAR PROPRIEDADES DE OBJETOS E FIGURAS, COMO FORMAS, TIPOS DE CONTORNOS, BIDIMENSIONALIDADE, TRIDIMENSIONALIDADE, FACES PLANAS, LADOS RETOS, ENTRE OUTROS.
  •  Estabelecer relações de semelhança e diferença entre e nos objetos.
  • Identificar e descrever características das formas.
  • Representar objetos bidimensionais e tridimensionais.
  • Nomear algumas formas geométricas utilizando vocabulário específico.


OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM – 3 a 5 anos
GRANDEZAS E MEDIDAS

DESENVOLVER NOÇÕES TEMPORAIS NAS VIVÊNCIAS DO COTIDIANO, APRENDENDO A SITUAR-SE NOS DIFERENTES TEMPOS DA INSTITUIÇÃO.
  •        Identificar a passagem do tempo, conforme o calendário (ontem, hoje, amanhã);
  •        Identificar os diferentes períodos do dia (manhã, tarde e noite).
  •        Familiarizar-se com as unidades de tempo (dia, semana, mês, e ano) para marcar os acontecimentos.
  •        Perceber a ordem de sucessão dos acontecimentos: antes, durante e depois;
  •        Conhecer instrumentos convencionais para medir o tempo (ex. o relógio, o calendário).
  •        Utilizar o calendário como forma de organizar os compromissos da turma percebendo as regularidades das medidas de tempo;
  •        Utilizar vocabulário referente às medidas de tempo: agora, mais tarde, hoje, amanhã, antes, depois;
  •        Antecipar situações e atividades cotidianas a partir da rotina estabelecida com a turma.


ESTABELECER RELAÇÕES DE GRANDEZAS E MEDIDAS DE COMPRIMENTO, MASSA (PESO), CAPACIDADE E VALOR MONETÁRIO UTILIZANDO INSTRUMENTOS CONVENCIONAIS E NÃO CONVENCIONAIS.

  • Comparar as grandezas de comprimento, capacidade e peso em contextos do cotidiano;
  • Utilizar instrumentos de medidas, usuais ou não, para medir objetos, espaços, entre outros.
  • Realizar registro de medida em situações significativas.
  • Utilizar instrumentos de medida em função do que será medido.
  •  Reconhecer o sistema monetário e seu uso social participando de contextos lúdicos que utilizem notas e moedas;


         Hoje no Encontro de Formação, visualizamos e discutimos alguns aspectos importantes para a continuidade no trabalho nas unidades a partir da reformulação dos objetivos para o conhecimento matemático.
               Bom trabalho a todos!








quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Compartilhando Práticas!










        Nesta última segunda-feira dia 20 de agosto foi realizado o II Compartilhando Práticas de Alfabetização e Matemática do Ensino Fundamental. Nesta edição o evento contou com a presença de profissionais de Educação Infantil de CMEIs e Escolas do NRE/PN, convidados a apresentar boas práticas pela equipe de alfabetizadoras e Matemática.
            Pela manhã as apresentações foram da professora Magali da E. M. São Mateus do Sul e da professora Priscila do CMEI Jardim Paraná. As apresentações abordaram propostas de escrita, a partir das Modalidades Organizativas do Tempo Didático. A professora Magali apresentou seu trabalho com Atividade Permanente, enfatizando tentativas de escrita e outras atividades com o nome próprio das crianças. A professora Priscila compartilhou uma proposta de Sequencia Didática, referente a história da escrita e a construção de símbolos que representam os espaços da unidade.
                A tarde o educador José trouxe uma prática de escrita de cartas e convites com as crianças  da turma de MIII do CMEI Fani Lerner. A proposta desenvolveu-se a partir de momentos de leitura e rodas de conversa e produção de textos tendo o educador como escriba.
                 
               A equipe de educação infantil, agradece a oportunidade de participar desse momento. Ao compartilharmos propostas valoriza- se o trabalho realizado na EI e EF aproximando todos os educadores, visando aprimoração do trabalho pela formação continuada. 
           Parabenizamos todos os profissionais que mostraram seus trabalhos e deixamos um especial parabéns aos profissionais da Educação Infantil que participaram do II Compartilhando Práticas de Alfabetização e Matemática. 
                   Abraços, 
                          Equipe de pedagogas EI NRE/PN




terça-feira, 21 de agosto de 2012

II Encontro das Comissões Étnico- raciais


No dia 10 de agosto aconteceu o II Encontro das Comissões Étnico-raciais, no NRE/PN. Pela manhã duas representantes da equipe do CMEI Jardim Paraná realizaram uma oficina de confecção de bonecas dando continuidade aos trabalhos do primeiro semestre, em que relataram a experiência com o projeto: É tão lindo não precisa mudar... No período da tarde contamos com a presença da professora Lucilene Aparecida Soares que falou da Educação das Relações Étnico-raciais, abordando conceitos importantes permeados pela ludicidade da cultura africana.

tuê, tuê, maruma, tuê, tuê!

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Pauta antecipada de supervisão- agosto


       As pautas antecipadas auxiliam para que as supervisões tenham maior rendimento. As pedagogas conseguem se organizar previamente, para que esses momentos sejam melhor aproveitados. Desejamos a todos uma ótima supervisão.
 

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
NÚCLEO REGIONAL DA EDUCAÇÃO – PINHEIRINHO


CMEIs





Supervisão concentrada/ 1º semestre 2012
 

PAUTA DE SUPERVISÃO/ agosto



  • Planejamento / atividade orientada: Avaliação da organização do quadro semanal;
 
  • Avaliação da SEP: Reflexões suscitadas pelos profissionais...
 
  • Devolutiva Trocando as Malas: Considerações das propostas apresentadas;
 
·       Propostas desenvolvidas sobre Conhecimento matemático/ Espaço e forma: Selecionar planejamentos e propostas desenvolvidos nas turmas.
  
  • Pauta da Unidade: Encaminhar ao NRE as especificidades da unidade via e-mail (pedagogaseipn@sme.curitiba.pr.gov.br)




Escolas

PAUTA DE SUPERVISÃO/ agosto


 
  • Apresentação dos estudos da SEP;
  •   Devolutiva Trocando as Malas: Considerações das propostas apresentadas;
  •    Propostas desenvolvidas sobre Conhecimento matemático/Espaço e Forma;
              Selecionar planejamentos e propostas desenvolvidos nas turmas.

  • Pauta da Unidade: Encaminhar ao NRE as especificidades da unidade via e-mail (pedagogaseipn@sme.curitiba.pr.gov.br)

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Roteiro semanal


PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA
SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO EDUCACIONAL
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

SEMANA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS - 2012

Prezados Pedagogo e Diretor

Conforme estabelecido em reunião dia 25 de junho de 2012 no Parque Barigui para orientação das 12h de estudos nas unidades, enviamos uma possibilidade de organização de roteiro semanal incluindo subgrupos de atividades com crianças, nas modalidades de sequencia didática e projeto didático.

Salientamos que com essa proposta, convocamos os profissionais a pensar no tempo de trabalho de forma a potencializar a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças, passando pela análise de uma intervenção que qualifique esse tempo como um tempo de qualidade na mediação das aprendizagens infantis.

Essa reflexão leva a repensar de modo articulado sobre a rotina de cada turma e as parcerias de trabalho em sala. A organização da rotina implica considerar tempo, espaço, as ações educativas de cuidado e as demais ações educativas, na perspectiva de que o cuidar e o educar são indissociáveis. Apesar de não estarem contempladas no roteiro semanal a seguir, as ações educativas de cuidado foram consideradas dentro do tempo previsto na rotina da turma.

Esperamos que este seja um momento rico para estudo e elaboração de propostas que respondam às possibilidades de todas as crianças terem tempos de qualidade na interação com educadores e professores, sendo estes, verdadeiros parceiros na construção e ampliação de conhecimentos das crianças.

Um ótimo trabalho a todos.

Ida Regina Moro Milléo de Mendonça e equipe.



                  
Roteiro Semanal*
TURMA: Maternal III                                                                                   Semana de    a    de      de  2012
PRÁTICAS EDUCATIVAS
2ª feira
3ª feira
4ª feira
5ª feira
6ª feira
Atividades de entrada/recepção

Livros de história, quebra cabeças, blocos de construção
Fantoches, jogos de preenchimento, livros de história
Blocos de construção, pista com carrinhos, massa de modelar
Livros de história, quebra cabeças, fantasias e acessórios
   
           P
E
R
M
A
N
Ê
N
C
I
A
    



   
       Organização do dia Frequência das crianças, calendário, rotina: ”o que faremos hoje”
  




Roda de conversa
Atividade permanente
Figuras de revistas
Caixa surpresa
Notícia de jornal
Fotos de família

Leitura Fruição:
Leitura pelo professor/educador

Atividade permanente
O rei bigodeira e sua banheira
O homem que amava caixas
Coisas que a gente gosta e não gosta
Lili inventa o mundo -
Poemas
Espaço Externo

Muro de escalada, cabanas, pintura no azulejo, casinha de boneca, parque
Brinquedos de areia, parque, fantasias e acessórios, triciclos, desenho no quadro de giz
Amarelinha, casinha de boneca, carrinhos com pista na areia, jogo com bola, parque
Livros de história, brincadeiras com a corda, parque, triciclos, pintura no azulejo
Áreas de Formação Humana
Sequência didática e/ou projeto didático
Educador 1 - Sequência Didática:
Jogos de percurso - Área de Formação Humana: Conhecimento matemático; Etapa 1

Educador 2 – Sequência Didática:
Cores e misturas – Área de Formação Humana: Linguagens/Linguagem Visual; Etapa 1
Educador 1 - Projeto Didático:
Bichos e rabichos – Área de Formação Humana: Relações Naturais/Leitura e escrita; Etapa 1 Pesquisa nos livros

Educador 2 – Projeto Didático:
Bichos e rabichos – Área de Formação Humana: Relações Naturais/Leitura e escrita; Etapa 1 Vídeo dos animais
Educador 1 - Sequência Didática:
Jogos de percurso - Área de Formação Humana: Conhecimento matemático; Etapa 1

Educador 2 – Sequência Didática:
Cores e misturas – Área de Formação Humana: Linguagens/Linguagem Visual; Etapa 1
Educador 1 - Projeto Didático:
Bichos e rabichos – Área de Formação Humana: Relações Naturais/Leitura e escrita; Etapa 1 Lista dos animais e perguntas para pesquisa

Educador 2 – Projeto Didático:
Bichos e rabichos – Área de Formação Humana: Relações Naturais/Leitura e escrita; Etapa 1 Desenho de observação dos animais
Desenho
Atividade permanente

Caderno de desenho


Caderno de desenho

Contação de história:

Ana e Ana


Caderno de desenho


Áreas de Formação Humana
Sequência didática e/ou projeto didático
Educador 1 - Sequência Didática:
Pão e Poesia - Área de Formação Humana: Linguagens/Linguagem Oral e leitura; Etapa 1

Educador 2 – Sequência Didática:
Sobe e desce – Área de Formação Humana: Linguagens/Linguagem Movimento; Etapa 1

Educador 1 – Sequência Didática : No mundo do faz de conta – Área de Formação Humana: Linguagens/Linguagem teatral; Etapa 1

Educador 2 – Sequência Didática:
Sobe e desce – Área de Formação Humana: Linguagens/Linguagem Movimento; Etapa 1
Educador 1 - Sequência Didática:
Pão e Poesia - Área de Formação Humana: Linguagens/Linguagem Oral e leitura; Etapa 1

Educador 2 – Sequência Didática:
Sobe e desce – Área de Formação Humana: Linguagens/Linguagem Movimento; Etapa 1
Educador 1 - Sequência Didática:
Pão e Poesia - Área de Formação Humana: Linguagens/Linguagem Oral e leitura; Etapa 1

Educador 2 – Sequência Didática:
Sobe e desce – Área de Formação Humana: Linguagens/Linguagem Movimento; Etapa 1
Cantos de atividades diversificadas
Atividade permanente
Escritório/ médico/jogos/
expressão plástica/
leitura
Casinha/ jogos de construção/
fantasias/
leitura
Escritório/
médico/jogos/
expressão plástica: caderno de desenho
leitura
Casinha/ jogos
de construção/
fantasias/
leitura
Espaço Externo

Brinquedos de areia, parque, fantasias e acessórios, triciclos, desenho no quadro de giz
Livros de história, brincadeiras com a corda, parque, triciclos, pintura no azulejo
Muro de escalada, cabanas, pintura no azulejo, casinha de boneca, parque
Amarelinha, casinha de boneca, carrinhos com pista na areia, jogo com bola, parque

Leitura Fruição
Leitura pela criança
Atividade permanente





*Roteiro adaptado do referencial para estudo e planejamento na educação infantil sobre planejamento e avaliação, p.35.

Para refletir:
Os subgrupos de trabalho com sequência didática e projeto didático podem ter o mesmo tema e ser conduzido pelos educadores 1 e 2 simultaneamente. Assim, as crianças, ao trocar de subgrupo, ou seja, de educador/professor, têm uma continuidade de assunto e haveria uma integração no planejamento dos profissionais;

A roda de conversa poderia ser logo após a leitura pelo educador, sobre a história lida. Assim, teria mais significado para as crianças e evitaríamos as situações de disparadores inusitados em que as crianças, muitas vezes, não sabem o que dizer a respeito. Se um dos objetivos é desenvolver a competência oral das crianças para que possam falar e posicionar-se a respeito de algum assunto, garante-se o contato com o discurso narrativo e o discurso oral, assim como o desenvolvimento de outros comportamentos leitores pelas crianças.

A linguagem movimento estará presente nas atividades no espaço externo. Neste momento da rotina, o educador/professor também poderá encaminhar uma atividade orientada de movimento.

A roda de conversa e a leitura pelo educador/professor podem fazer parte de uma das etapas de uma sequência didática ou de um projeto didático. Nesse caso, otimiza-se o tempo da rotina da turma e, fica registrado no roteiro semanal a etapa correspondente no local destinado às áreas de formação humana para sequência didática ou projeto didático. Assim compreende-se que uma atividade permanente pode fazer parte de uma sequência ou de um projeto didático.
___________________________________________
Elaboração:
Departamento de Educação Infantil

Para saber mais:
CURITIBA. Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal da Educação. Referenciais para estudo e planejamento na educação infantil – planejamento e avaliação. 2010.

CURITIBA. Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal da Educação. Caderno pedagógico – Educação Infantil: Oralidade. 2008.