terça-feira, 20 de dezembro de 2011

2º Integração entre gestores de CMEIs e Escolas!


Mais um momento para reflexão e diversão entre os gestores, marcado já pelo início do evento, onde as profissionais foram convidadas a passear de ônibus com destino surpresa. A socialização de experiências já começou no trajeto animado por Elizabeth, coordenadora da E.J.A do NRE PN.
O local escolhido ofereceu ar puro, trilhas para caminhada e claro propostas interessantes para garantir a integração não somente entre as pessoas mas também entre as modalidades de ensino.
Foram momentos de conversas formais e informais, com um lanche comunitário e brincadeiras, pois como é do conhecimento de todos o brincar é o fio condutor de aprendizagem.
Nem a chuva atrapalhou o caçador disputadíssimos pelas gestoras!! Após Ivantina que vai se aposentar foi homenageada por toda dedicação ao trabalho nesses anos de gestão.
Um agradecimento especial a cada participante, com o desejo de boas festas a todos. Ano que vem tem mais...

Encontro das Pedagogas de CMEIs e Escolas!



Nesta quarta-feira, 14/12 as equipes de pedagogas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do NRE, juntamente com as pedagogas de CMEIs e Escolas participaram de um encontro com o objetivo de garantir que os pareceres descritivos das crianças do Pré do CMEI cheguem as escolas que as crianças frequentarão em 2012.
Essa iniciativa do NRE não exclui a orientação dada as famílias das crianças do CMEI para pessoalmente levarem as escolas dos seus filhos o parecer descritivo e o portfólio. Essa ação se configura em apenas mais uma forma da escola ter maiores informações sobre as aprendizagens das crianças.
As pedagogas das escolas receberam um CD com os pareceres das crianças que estarão recebendo no próximo ano. Antes da entrega o grupo recebeu algumas orientações de como esse parecer foi elaborado seguindo os documentos norteadores da Educação Infantil.
Foi um momento de troca e parceria entre as modalidades da educação básica, com o intuito de favorecer a aprendizagem das crianças em qualquer espaço institucional.
Consuelo, chefe do NRE enfatizou a importância desse momento e que novas propostas de integração entre CMEI e Escola acontecerão tanto pela iniciativa do NRE PN quanto pelo nível central.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Encontro com as equipes gestoras da Educação Infantil!


O almoço com as gestoras dos CMEIs, juntamente com educadores das unidades iniciou com a fala da secretaria explicitando os avanços na educação neste ano de 2011. Posteriormente o prefeito Luciano Ducci também realizou algumas considerações e desejou a todos "Um santo e feliz Natal".
A equipe de Pedagogas do NRE marcaram presença, em companhia da representante do Família Curitibana: Fátima e Sônia do RH.
Após o almoço os convidados puderam dançar ao som de Big apple, participando de um momento descontraído e de comemoração.
Agradecemos a todos os presentes no evento! Abaixo temos o registro fotográfico da equipe que mais se manisfestou na pista de dança.
Um sucesso meninas!

Cortar o Tempo!



Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias,
a que se deu o nome de ano,
foi um indivíduo genial.

Industrializou a esperança,
fazendo-a funcionar no limite da exaustão.

Doze meses dão para qualquer ser humano
se cansar e entregar os pontos.
Aí entra o milagre da renovação
e tudo começa outra vez,
com outro número e outra vontade
de acreditar que daqui pra
diante vai ser diferente"

Carlos Drummond de Andrade

Agenda dessa semana!!

Nos dias 12, 13, 14 e 15 de dezembro acontecerá o tradicional almoço no Madalosso às 11h 30 com as equipes de educação. Neste ano a novidade é que ampliou o número de participantes, contemplando representantes do segmento dos educadores e professores das unidades. Por conta dessa ampliação de participantes é importante consultar o gestor de sua unidade confirmando o dia destinado aos profissionais convidados. Esse momento é para celebrar as conquistas e destaques desse ano.
* 14/12 pela manhã, as pedagogas das Equipes de Educação Infantil e Fundamental estarão reunidas para compartilhar os pareceres descritivos das crianças dos prés dos CMEIs que serão encaminhados as escolas. A presença dos pedagogos é primordial. Esperamos vocês!
* 14/12 a tarde, ocorrerá a Integração entre gestores das escolas e CMEIs, objetivando a discussão das especificidades e um conhecimento maior das realidades. GESTOR sua presença é imprescindível.

Planejamento na Colônia de Férias? Com certeza!




No dia 09/12, os profissionais que atuarão no atendimento de Janeiro nos CMEIs, reuniram-se para o segundo momento de formação, no CMEI sede, onde puderam conhecer o espaço para as propostas, bem como os materiais disponíveis.No CMEI Parque Industrial por exemplo, a pedagoga Lucia apresentou uma listagem com todos os materiais da unidade para consulta dos profissionais,ela também preparou o ambiente com todos os documentos de referência para planejamento na Educação Infantil.
As pedagogas Kelen e Lucia (as quais aproveitamos para agradecer a parceria) reforçaram as orientações do NRE para a elaboração do planejamento, iniciando pelo roteiro semanal. As equipes trabalharam no intuito de pensar nas propostas e registrar no roteiro, partindo dos objetivos de aprendizagem, destacando a importância de garantir as atividades permanentes.
Parabéns aos profissionais que se dedicaram durante os dias de formação. Desejamos a todos um excelente fim de ano e um ótimo trabalho em Janeiro. Contamos com vocês!!

domingo, 11 de dezembro de 2011

SME em encontro de avaliação e planejamento para 2012!

Dia 08/12/2011, foi uma data marcante para todos os profissionais da Educação Municipal de Curitiba. Pela primeira vez as equipes do nível Central e Regional da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos se reuniram para fazer a avaliação do trabalho em 2011, iniciando o planejamento das ações para 2012. Destacou-se a presença das equipes da Coordenadoria de Atendimento as necessidades Especiais (CANE), Rede de proteção e Comunidade Escola.
A abertura foi realizada pela Secretaria Liliane Sabbag que apresentou os destaques de 2011. Após os diretores de Departamento e Coordenadoria puderam expor a avaliação de trabalho em 2011. Posteriormente houve a organização em grupos para planejamento das ações em 2012: Educação Infantil, Ensino Fundamental: alfabetizadoras e matemáticas, EJA, Rede de Proteção e CANE.
Ao retornar ao grande grupo cada diretor de Departamento pode apresentar as Metas de trabalho para 2012. Após as apresentações, cada Chefe de Núcleo pode expressar sua opinião sobre o evento. As falas foram unânimes em um critério: a importância desse momento para a Educação!
Como bem afirmou Maria José R. D. Serenato, diretora do Departamento de ensino fundamental, unificar o trabalho não significa perder as especificidades de cada um , porém reforçar a ideia de que temos um referencial comum.
Foi um dia de intenso trabalho e reflexões, que não se encerraram ao término do evento, porém que se prolongaram na efetivação do planejamento!
E que venha 2012!!Já estamos pensando em você!!!
Confira algumas imagens desse dia.

Em breve nos CMEIs!




Orientações para estudo e planejamento nos CMEIs: este é o documento que todas as unidades estarão recebendo com intuito de organizar o trabalho pedagógico a ser realizado no início do ano letivo de 2012 com os profissionais, garantindo uma unidade pedagógica no trabalho com a Educação infantil.Serão 40 horas de trabalho antes de iniciar as atividades com as crianças, sendo 30 horas com temas indicados neste documento e 10 horas para tratar de outras temáticas específicas de cada unidade, conforme distribuição abaixo:

Temas a serem abordados
*Parâmetros e Indicadores de Qualidade:8 horas
*Organização do Espaço - Projetos Institucionais:8 horas
*Planejamento Anual - Roteiro Semanal: 8 horas
*Documentação: 4 horas
*Acolhimento: 2 horas
*Outras Temáticas específicas de cada unidade: 10 horas.

Para saber mais sobre essa proposta basta consultar o documento assim que ele chegar na unidade.Realizar a avaliação e pensar em metas para 2012 fortalece o trabalho formativo!

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Compromisso da semana para Pedagogos do CMEI!!

Esperamos vocês no encontro do dia 07/12 no Parque Barigui às 9h. Sua presença é indispensável, já que a equipe do departamento de Educação infantil estará discutindo um documento a ser enviado para as unidades com orientações para o início do trabalho em 2012.
Começar o ano com metas estabelecidas favorece o trabalho intenso e organizado para alcançá-las!

Atendimento em Janeiro!

Dia 06/12 a equipe de Pedagogas da Educação Infantil estará realizando um encontro com os profissionais que irão trabalhar no atendimento de Janeiro. Será no auditório III às 8h30.
O objetivo desse encontro é organizar o funcionamento das duas unidades que serão sede do atendimento: CMEI Parque Industrial e Moradias da Ordem.
Antecipadamente agradecemos as pedagogas dessas unidades que estarão conosco no encontro e conduzirão o segundo momento dessa formação, que acontecerá dia 09/12. As equipes se reunirão novamente já nas unidades sedes para realização do planejamento. Você poderá acompanhar pelo blog algumas propostas planejadas em prática!

domingo, 4 de dezembro de 2011

Aprendizagens na Educação Infantil!

As comunicações realizadas no último dia do 5ºSeminário Municipal de Educação Infantil, demonstraram tanto os avanços na aprendizagem das crianças como também na aprendizagem dos profissionais envolvidos nesse processo.
O conhecimento da concepção de criança e de educação estava presente em cada trabalho apresentado.
No auditório térreo os participantes puderam iniciar a manhã ao som de Aquarela, tocado por Guilherme Romanelli e Vera (SME) que compartilharam uma experiência musical em um CMEI da Rede. Em seguida tivemos mais 3 comunicações entre alas: Arte e Cidadania do CMEI Hermes Macedo.
Infelizmente por motivo de saúde, Adriano mais conhecido como Japem, coordenador artístico do Projeto não pode comparecer, contudo Graziela conduziu sua fala de forma a contemplar a contribuição valiosa do Adriano.


Concomitantemente a essa comunicação no auditório do 1º andar Tania e Pulcina do CMEI Jardim Paraná também comunicavam sua experiência com trabalho Sobre a Diversidade.
Se quiser saber um pouco mais sobre essas comunicações, consulte o CD do seminário enviado para todas as unidades que atendem a Educação Infantil, contendo o resumo de cada proposta.
Um agradecimento especial a todos que puderam estar presentes no Seminário e principalmente as equipes que comunicaram! Parabéns Graziela, Tania e Pulcina por compartilharem os trabalhos realizados em suas unidades, nosso agradecimento se estende as equipes sem as quais não seria possível alcançar essas aprendizagens!!!

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Plenária Final da I Conferência Municipal de Educação de Curitiba, saiba como participar!!

A Plenária Geral da I Conferência Municipal de Educação da cidade de Curitiba,se realizará nos dias 02 e 03 de dezembro, na UNICURITIBA, da Rua Senador Alencar Guimarães, n.º 90, Centro.
A programação do evento está disponível no site www.cidadedoconhecimento.org.br, no banner da I Conferência Municipal de Educação de Curitiba - I CMEC
Os interessados em participar que não são delegados ou observadores, poderão fazer seu credenciamento, como convidados, a partir das 16h, do dia 02 de dezembro de 2011.
Os convidados e observadores, poderão participar das discussões, porém não terão direito a voto, pois essa prerrogativa é apenas dos delegados credenciados.
Sua participação é muito importante para que os objetivos da conferência sejam alcançados. Nos encontramos lá!

Último dia do 5º Seminário Municipal de Educação Infantil!!



Foi transferido para 02/12, o último dia do Seminário de Educação Infantil. Na programação não haverá exposições, nem pôsteres e sim 4 comunicações por sala. O horário do início do Seminário será o mesmo:
manhã às 8h e a tarde às 13h30.
Os diretores e pedagogos participarão no período da manhã, os demais profissionais (educadores e professores)deverão participar no período indicado no crachá que receberam anteriormente. As salas onde acontecerão as comunicações serão informadas na recepção do Centro de Capacitação.
Entre as comunicações teremos a participação de duas unidades do NRE/PN:
- CMEI Hermes Macedo: Arte e Cidadania-integrando Comunidade Escola e CMEI;
- CMEI Jardim Paraná: É tão lindo não precisa mudar;
Boa sorte e parabéns as equipes que socializarão suas experiências e aprendizagens!!
Contamos com a presença de vocês e um bom evento a todos...