sábado, 26 de novembro de 2011

6° Trocando as Malas

A 6ª edição do Trocando as Malas terminou nessa sexta-feira(25/11).
Foram quatro encontros, onde as pedagogas do Núcleo puderam compartilhar um pouco de seu percurso em 2011.
Essa edição foi caracterizada pelo amadurecimento das profissionais que vem assumindo cada vez com mais propriedade o carater formativo do trabalho pedagógico.
Não basta estar nas Unidades e diagnosticar os aspectos positivos ou negativos que elas possuem é preciso desenvolver ações que efetivem o trabalho pedagógico a partir desse diagnóstico, e sabemos que esse caminho só pode ser percorrido pela formação. Por isso parabenizamos as pedagogas do núcleo pelo percurso de trabalho que vem sendo construido com suas equipes o que com certeza tem resultado em educação de qualidade oferecida as crianças curitibanas que estão em nossas Unidades.
Valeu meninas vocês estão de parabéns!!!!!!




terça-feira, 22 de novembro de 2011

Chá com Poesia. Um belo convite realizado pelo CMEI Jardim Paraná!

Nas últimas décadas no Brasil, a fundamentação teórica aponta para necessidade de trabalhar na área de Língua Portuguesa o conhecimento com função social, isto é, fazer uso da língua de forma real, sem uso de falsos artifícios. Este pressuposto também cabe para educação infantil que durante muito tempo a reboque do ensino fundamental assumia como objetivo principal preparar para escrita e leitura. De acordo com a concepção atual de língua na perspectiva interacionista, a proposta da área de formação de linguagens: oral, escrita e leitura, só acontecerá na essência se for fruto de ação sistemática cotidiana. Neste sentido, compete aos professores / educadores de posse deste entendimento planejar o trabalho com esta área, incluindo diferentes gêneros textuais no uso real da língua.
As crianças só terão interesse de aprender a ler se alguém se preocupar muito em ler para elas. As poesias tocam o coração, falam na alma, declamá-las e escutá-las pode ser sem dúvida, um riquíssimo exercício de letramento, porque permite a interação, a troca, e é esta a real intencionalidade da língua. Um autor escreve com intencionalidade, pensa no público alvo e dissemina os seus pensamentos, mesmo sem estar presente fisicamente, interage, conta algo, mexe com o outro e espera uma resposta. Assim sendo, faz-se necessário resgatar a poesia como mais uma possibilidade de troca, uma brincadeira de faz de conta, por que é isto que ela proporciona o brincar com as palavras e também com o inusitado, levando emoções e inquietações.
Foi partindo dessas reflexões que nasceu o Chá com Poesia.
A intenção da proposta é de conhecer um autor / poeta através da leitura e declamação de poesias da sua autoria. O acesso, mais efetivo a este gênero textual, poderá contribuir com ampliação cultural dos educadores / professores, crianças, pais e comunidade, constituindo-se em uma prática real de leitura prazerosa, incentivando a todos os envolvidos a conhecerem ou revisitarem este gênero textual tão peculiar.(Pulcina)

Realizamos três encontros de formação, onde as crianças do pré puderam declamar suas poesias preferidas:



A equipe do CMEI Jardim Paraná nossos sinceros agradecimentos pela dedicação em realizar um trabalho de qualidade.Parabéns!!!!

sábado, 19 de novembro de 2011

Compartilhando Experiências da Formação

O 6º Trocando as Malas começa nessa segunda-feira 21/11/2011 e acontecerá no CMEI Fani Lerner com a participação das pedagogas dos CMEIs: Fani Lerner, Erondy Silvério, Santa Rita, Caximba, Dalagassa e Dona Bertha.
Na terça-feira 22/11/2011 acontecerá no CMEI Independência com a participação das pedagogas dos CMEIs: Independência, Cajueiro, Pinheirinho, Vila Ipiranga, Hermes Macedo e Parque Industrial.
Na quarta-feira 23/11/2011 acontecerá no CMEI Rurbana com a participação das pedagogas dos CMEIs: Rurbana, São Carlos, Vó Anna, José Carlos Pisani, Moradias da Ordem e Monteiro Lobato.
Encerramos o 6º Trocando as Malas na sexta-feira 25/11/2011 no CMEI Jardim Paraná com a participação das pedagogas dos CMEIs: Jardim Paraná, Palmeiras, Olga B. Prestes, Xapinhal, Gramados e Eraldo Kuster.
Será uma semana de muitas conversas, troca de experiência e avaliação sobre o trabalho formativo realizado no decorrer desse ano.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Trocando as Malas

Nos dias 21/11, 22/11, 23/11 e 25/11 estaremos realizando mais uma edição do Trocando as Malas.
Se preparem serão encontros repletos de muitas discussões e trocas de experiências!!

Gestão Participativa

O NREPN se preocupa com a gestão e como viabilizá-la, por isso no dia 18/11/2011 às 8 horas os gestores novos( que estão cobrindo licenças) estarão se reunindo para conversar sobre seus anseios e conquistas.
Na discussão as idéias se aprimoram e a gestão se fortalece.
Muito bem pessoal parabéns pela iniciativa!!!

sábado, 12 de novembro de 2011

5° Seminário de Educação Infantil...

Chegamos ao fim de mais uma edição do Seminário de Educação Infantil, em 2011 além dos servidores de Curitiba, o seminário contou com a presença de representantes de Araucária, Almirante Tamandaré, Campo Magro, Fazenda Rio Grande, Paranaguá, Pinhais, Pontal do Paraná, São José dos Pinhais e Balneário Camboriú (Santa Catarina).
Foram três dias de intensas discussões sobre as práticas que vem sendo desenvolvidas nas unidades, além é claro de bons momentos de reencontros, novos encontros e muita conversa!!!!
Parabéns a todos que estiveram envolvidos de alguma forma nessa empreitada!
Nossos agradecimentos especiais as unidades do PN que fizeram parte dessa edição do Seminário: CMEI Erondy Silvério, CMEI Rurbana, CMEI Dona Bertha,CMEI Fani Lerner,EM Helena Kolody e EM Vila Zanon com pôsteres,a EM Newton Borges, o CMEI Olga B. Prestes e o CMEI Jardim Paraná com exposições e ainda o CMEI Hermes Macedo, o CMEI São Carlos, o CMEI Moradias da Ordem e o CMEI Jardim Paraná com as comunicações.
Não esqueçam de que a programação do dia 11/11 sexta-feira,acontecerá em outro momento a ser remarcado. Vamos aguardar!!

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

5º Seminário de Educação Infantil em seu segundo dia...

As discussões e reflexões não estão acontecendo só durante as comunicações ou visitas as exposições, elas estão também nos intervalos e não podemos deixar de destacar a realizada pelos profissionais de Educação Física de algumas das nossas escolas que estiveram prestigiando o Seminário:Thiago da EM Newton Borges,Robson da EM Helena Kolody, Graziele da EM Darcy Ribeiro e o Anderson da EM Dona Pompilia, ao destacar a importância em conhecer a proposta da Educação Infantil para realizá-la nos ambientes escolares podendo inclusive contribuir para que a lacuna existente nessa transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental diminua.
Pessoal foi muito bom contar com a presença de vocês!!!

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

5º Seminário Municipal de Educação Infantil!!!!

Começa amanhã 08/11/2011 com as palestras: "Conhecimento Matemático na Educação Infantil", com Priscila Monteiro no Salão de Atos do Parque Barigui e "Infâncias e culturas infantis", com Sarmento Pereira no Centro de Capacitação.
Serão quatro dias de troca de experiências e socialização de conhecimentos acerca da Educação Infantil.
Venha prestigiar.
A Educação Infantil agradece!!!!