quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Encontro de Formação

Extra! Extra! 6º Encontro de Formação!

No dia 18 de agosto aconteceu o 6º Encontro de Formação de Escolas e no dia 23 de agosto o de CMEIs, nos dois momentos pudemos contar com a presença da pedagoga Vanessa Stedile, que nos emocionou com uma crônica de sua autoria, demonstrando que a sensibilidade diante do que a vida lhe proporciona é uma constante!

Nos dois encontros também discutimos sobre as características de duas categorias de jogos:
Memória: Formar pares através da lembrança do lugar de outra carta.


http://farm6.static.flickr.com/5284/5364086900_ddfe44cc28.jpg

É importante proporcionar às crianças para que elas estabeleçam relações entre imagens e a posição no tabuleiro e, assim, desenvolvam estratégias de memorização.

Jogo de estratégia :nenhum movimento comandado ao acaso ou por sorte, o caminho percorrido pela estratégia do jogador e cada jogador examina a situação de vários ângulos antes de decidir aonde conduzir sua peça;


Essa categoria é excelente para as crianças começarem a ser capazes de descentrar seu raciocínio e coordenar diferentes pontos de vista.

No encontro com as escolas refletiu-se a partir do texto Jogo na Escola, de Lúcia Magalhães, onde pode-se discutir a importância do jogo enquanto estratégia para os conhecimentos matemáticos, sem deixar de lado a ludicidade presente e principalmente sem perder de vista o que já foi conquistado nas unidades, o jogo com valor em si mesmo, enquanto cultura humana.

No encontro com os CMEIs e CEIs, o texto utilizado foi o de Priscila Monteiro: As crianças e o Conhecimento Matemático, que está a disposição para download no site do MEC. A partir da leitura, levantaram-se importantes proposições, das quais destaca-se que nas instituições de Educação Infantil, convivem diversos enfoques didáticos apoiados em diferentes concepções, que às vezes são contraditórias, sendo necessário reconhecê-las, a fim de superá-las, instalando nas turmas uma atividade de certa maneira análoga as desenvolvidos pelos matemáticos na sua tarefa: fazer perguntas, procurar soluções, buscar pontos de apoio no que sabe para experimentar, errar, analisar, comunicar procedimentos e resultados. O erro nessa concepção que buscamos é oportunidade de aprendizagem, não de exclusão! É levantar hipóteses e superar desafios!
É busca contínua pela ação-reflexão-ação!




quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Aconteceu no dia 05 de agosto!

A Mesa Redonda: Compartilhando Experiências na Educação Infantil das Escolas Municipais foi um sucesso!
Para isso contamos com a participação da pedagoga Cristiane da Escola João Amazonas que fez uma comunicação sobre o percurso do seu trabalho formativo em relação aos pareceres descritivos.
Também tivemos o relato de experiência da pedagoga Fernanda, da Escola Maria Ienkot Zeglin, que compartilhou com os presentes o seu investimento junto aos professores do Pré, da necessária relação entre planejamento anual e o roteiro semanal.
Da Escola Dona Pompília, tivemos a oportunidade de ouvir a pedagoga Adriana, que nos brindou com uma fala sobre Cantos de Atividades Diversificadas. Ressaltou a importância do professor considerar a opinião das crianças, propondo possibilidades de acordo com suas preferências.
Destaca-se ainda a presença das pedagogas: Edinéia, Denise, Valdete, Nely, Marizete e Daniele que atuam respectivamente nas seguintes escolas: Helena Kolody, Newton Borges, Escola Especial Tomas Edison. Vila Zanon e Osvaldo Arns, que separaram em suas agendas um tempo para o compartilhar de experiências de suas colegas! Tivemos a participação também da diretora Cida, da E.M Rio Bonito.
Parabéns a todos os envolvidos nesse momento tão rico, envolvente e reflexivo!








quinta-feira, 4 de agosto de 2011

RECOMEÇANDO!!!

Neste ano a Semana de Estudos Pedagógicos ganhou um formato diferenciado, é claro que o Momento Cultural continuou com seu espaço garantido, pois a ampliação cultural dos profissionais é de extrema importância na formação continuada.
As palestras com Nélio Spréa e Marcos Méier, proporcionaram momentos de reflexão sobre a prática a partir do universo infantil.
Um diferencial é a oportunidade que as unidades terão de convidar um profissional credenciado a RME para aprofundar conhecimentos de acordo com a necessidade de cada unidade.
O planejamento da SEP, incluiu ampliação da carga horária para 24 horas, sendo 12 horas destinadas aleitura de textos referentes ao foco formativo: Pensamento Lógico-matemático com ênfase nos jogos, análise de planejamentos (atividades permanentes e seqüências didáticas) e oficina de jogos com as equipes da unidade.
O trabalho foi conduzido nas unidades pelas suas respectivas pedagogas. Como no NRE do Pinheirinho algumas unidades estão sem pedagogas, a equipe de Pedagogas da Educação Infantil, propôs um estudo compartilhado entre estas unidades.
Os profissionais destacaram que este momento possibilitou a troca de experiências, enriquecendo as reflexões e ações posteriores.

V Trocando as Malas!

Nos dias 04, 05, 06 e 07 de julho os pedagogos dos CMEIs do NRE/PN tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências formativas do primeiro semestre de 2011. Aconteceu o 5º Trocando as Malas!
Estratégias formativas como Tematização de práticas, análise de situações homólogas, análise de bons modelos e análise de registro com devolutivas voltadas ao foco formativo foram utilizadas pelos profissionais na socialização do seu trabalho.
O pedagogo formador, que tem ação-reflexão-ação como premissa do seu trabalho teve nesse momento a oportunidade de avaliar o seu trabalho e planejar novas estratégias para a continuidade da formação.